Foto: ULS Lezíria

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) realizou o I Encontro de Saúde Infantil, subordinado ao tema “Aleitamento Materno: Formar para o Sucesso”, no passado dia 6 de Outubro, na Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS).

A iniciativa reuniu cerca de 120 profissionais de saúde de diversas áreas, “num dia dedicado à promoção do aleitamento materno e ao reforço das estratégias de apoio às famílias”, descreve a Unidade Local de Saúde em comunicado.

O programa, dividido em duas grandes temáticas — “Aleitamento Materno: Começar com Confiança” (manhã) e “Aleitamento Materno: Condicionantes do Sucesso” (tarde) — abordou estratégias para um início confiante da amamentação, dificuldades frequentes, necessidade de suplementação, disfunções orais, freios restritivos e o papel da fisioterapia pediátrica no apoio às mães e bebés.

Segundo a nota de imprensa, na sessão de abertura, a enfermeira Sofia Natal, da Comissão Organizadora, deu as boas-vindas aos participantes, “sublinhando a importância da formação contínua e da partilha de experiências no apoio à parentalidade”, refere.

Também o presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, inaugurou oficialmente o encontro, felicitando a organização pela escolha do tema e destacando o impacto do aleitamento materno no desenvolvimento infantil e na criação de laços afetivos.

“O aleitamento materno é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento da criança. É um processo exigente, mas de enorme importância, e tenho muito orgulho em que os meus filhos tenham sido amamentados”, afirmou.

Já o diretor do Serviço de Pediatria, José Miguel, reforçou a relevância científica e emocional do tema, salientando que “o leite materno não é apenas um alimento, mas também o primeiro vínculo, um escudo imunológico e um impulso para a vida”.

No encontro estiveram também presentes a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Ana Alexandre Calado, e a enfermeira diretora, Fátima Lopes.

No final da sessão de abertura, foi entregue um donativo à instituição “Casa do Pombal – A Mãe”, “resultante de 30% do valor angariado com as inscrições”, revela.

O encontro contou ainda com um testemunho real de pais, que partilharam as suas experiências, “reforçando a importância da confiança e do suporte familiar no sucesso da amamentação”, destaca a ULS Lezíria.

 

Leia também...

Vacinação de pessoas entre os 18 e os 29 anos arranca hoje

As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam hoje a ser vacinadas contra a covid-19 por ordem decrescente de idade, segundo a…

Hospital de Vila Franca de Xira investe cinco milhões de euros em eficiência energética

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) vai investir cinco milhões de euros para realizar a reconversão energética das instalações, nomeadamente com a…

“O surto irá mudar para sempre a nossa forma de interagir e viver em Sociedade”

João Ferreira é médico de família, desde Julho de 2019, na USF Côrtes de Almeirim mas fez a formação em Santarém na USF São…

Passeio da Memória’2018 da Alzheimer Portugal inicia-se em Torres Novas

O Passeio da Memória é um grande evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Em Torres Novas,…