A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), destacou hoje o trabalho desenvolvido pelo Centro de Tratamento de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (CT-PSCI) Pediátrico, reconhecido pela Direção-Geral da Saúde em Janeiro de 2023, e que já implementou 26 bombas de insulina em crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.
No Dia Mundial da Diabetes, a ULS Lezíria sublinha em comunicado, a combinação tecnológica e o acompanhamento humanizado que o centro oferece.
“O objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida das crianças, assegurando crescimento saudável, estabilidade emocional e prevenção de complicações”, refere Filipa Vilarinho, pediatra e coordenadora do CT-PSCI, citada na nota de imprensa.
As bombas de insulina simulam a função natural do pâncreas, administrando insulina de forma automática e precisa. Segundo a ULS Lezíria, os benefícios incluem melhor controlo glicémico, menos variações bruscas de glicose, maior estabilidade no dia a dia e eliminação de múltiplas injeções diárias.
Composto por uma equipa multidisciplinar de pediatras, enfermeiras, especialistas, nutricionista e psicólogo, o CT-PSCI acompanha diariamente as famílias, “garantindo apoio clínico, educativo e emocional”.
