O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu, no passado dia 18 de Janeiro, a primeira reunião que envolveu coordenadores das unidades funcionais dos cuidados de saúde primários, chefias dos cuidados hospitalares e o Conselho de Administração em gestão da recém-criada Unidade Local de Saúde da Lezíria.
Ana Infante, presidente do Conselho de Administração, destacou que o objectivo da reunião foi promover a apresentação dos profissionais dos dois níveis de cuidados que integram a nova entidade, assim como “dar uma perspectiva do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido relativamente à ULS Lezíria”, iniciado em Fevereiro de 2023 com a elaboração plano de negócios.
Um dos tópicos abordados foi os recursos humanos da ULS, que passou a agregar os profissionais do HDS e do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES Lezíria), somando um total de 2 368.
Foram ainda apresentadas as valências que compõem a nova entidade, os eixos e acções estratégicas, o modelo de financiamento, o quadro mínimo de produção, os indicadores de desempenho do Contrato Programa e o investimento previsto para 2024.
Ana Infante sublinhou que a integração de cuidados é a grande aposta da recém-criada entidade, para a melhoria dos serviços de saúde à população da sua área de influência.
A ULS Lezíria, em funcionamento desde 1 de Janeiro de 2024, assume como missão “assegurar uma resposta às necessidades de saúde da população da área de abrangência da ULS Lezíria, com elevada qualidade e equidade, por meio de cuidados integrados, personalizados e sustentáveis, criando valor em saúde e investindo na formação, na investigação e na satisfação dos seus profissionais”.
No final da reunião houve espaço para o esclarecimento de questões colocadas pela assistência, cuja resposta ficou a cargo da presidente do Conselho de Administração e dos restantes elementos do órgão de gestão.