Foto: Câmara Municipal de Torres Novas

A atividade gripal no Médio Tejo apresenta sinais de abrandamento na segunda semana de janeiro, com a procura por cuidados de saúde a estabilizar nos hospitais e a manter-se elevada nos cuidados de saúde primários, indicou hoje a ULS.

“A ULS [Unidade Local de Saúde] Médio Tejo registou, na semana compreendida entre 07 e 14 de Janeiro, sinais de abrandamento da atividade gripal, num contexto em que a procura por cuidados de saúde se mantém elevada”, refere aquela estrutura em nota de imprensa.

Nos cuidados de saúde primários, a ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas, registou uma média de 476 consultas por doença aguda, com destaque para as 130 consultas realizadas no último domingo, refletindo a “adesão da população ao reforço do atendimento” ao fim de semana e ao alargamento de horários em vários centros de saúde.

Nas urgências hospitalares, a média manteve-se nos 430 atendimentos diários nas cinco urgências da ULS Médio Tejo, entre 07 e 14 de janeiro, um valor semelhante ao das semanas anteriores e “compatível com uma fase de estabilização da procura” associada às infeções respiratórias.

Ao nível dos cuidados intensivos, encontram-se internados cinco doentes, quatro com patologia respiratória, “todos com evolução clínica favorável”, sinalizando um menor impacto da gripe nos casos mais graves nesta fase.

A vigilância laboratorial aponta para uma circulação viral moderada, com 850 testes realizados a 425 doentes suspeitos entre 05 e 12 de Janeiro, e uma taxa de positividade de cerca de 10% para gripe A e B.

Apesar do abrandamento, a ULS Médio Tejo mantém ativo o nível 2 do Plano de Contingência Sazonal – Módulo Inverno, acionado em 07 de Janeiro, continuando a monitorizar a situação epidemiológica, sobretudo face à previsão de descida das temperaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS da Lezíria percorreu mais de 213 mil quilómetros em 5 anos

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) realizou 1.639 visitas domiciliárias entre Janeiro e Agosto…

HDS promove Semana da Saúde infanto-juvenil

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai promover a primeira Semana da Saúde Infanto-juvenil, entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho,…

Empreitada de requalificação do Serviço de Urgências em Abrantes adjudicada por 3,6 ME

A empreitada de requalificação das urgências do Hospital de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi adjudicada à empresa Wikibuild por 3,6…

Hospital de Santarém aumenta camas em UCI e internamento para doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai abrir mais 10 camas na Unidade de Cuidados Intensivos para doentes covid-19, aumentado a capacidade de serviço…