A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo assinou, na quarta-feira, dia 6 de março, os protocolos referentes aos Acordos de Cooperação designados por “Bata branca” com a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e com a Santa Casa da Misericórdia de Benavente.

Estes acordos constituem um instrumento de operacionalização da política do Ministério da Saúde e do planeamento regional da afetação de recursos, sustentando os seus termos em princípios de promoção do acesso e melhoria de cuidados de saúde, e gestão criteriosa e utilização eficiente dos recursos disponíveis do SNS.

As entidades signatárias, Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e Santa Casa da Misericórdia de Benavente comprometem-se, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, à prestação de serviços e cuidados de saúde aos utentes com inscrição nas UCSP Alenquer e UCSP do Carregado, no caso do Acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, e na UCSP de Benavente, no caso do Acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Benavente.

Os acordos assinados têm, assim, como objeto a realização de consultas de Saúde do Adulto e do Idoso, por médicos com vínculo à Misericórdia, a utentes sem médico de família. 

Quanto à prestação de apoio administrativo e outros apoios logísticos, e para garantia do bom funcionamento das referidas consultas, será esse apoio da responsabilidade da Unidade Funcional onde serão prestados os cuidados de saúde.

Leia também...

Município de Abrantes apoia Cruz Vermelha para aquisição de viatura de transporte de doentes

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou por unanimidade, na reunião de 31 de Outubro, um apoio ao núcleo de Abrantes da Cruz Vermelha Portuguesa,…

Recolha de Sangue no dia 28 de Maio em Santarém

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes vai proceder a uma recolha de sangue no próximo dia 28 de Maio, na sede do…

ADR’s entram em funcionamento a 2 de Novembro nos Centros de Saúde da Lezíria

Os Centros de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo (ACES Lezíria) vão ter a partir da próxima segunda-feira, 2…

Miguel Castanho avisa que Inverno e Natal tornam inevitáveis medidas de protecção

O investigador Miguel Castanho considera inevitável que, com a evolução da pandemia na Europa, a chegada do Inverno e o aproximar do Natal, se…