A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo assinou, na quarta-feira, dia 6 de março, os protocolos referentes aos Acordos de Cooperação designados por “Bata branca” com a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e com a Santa Casa da Misericórdia de Benavente.

Estes acordos constituem um instrumento de operacionalização da política do Ministério da Saúde e do planeamento regional da afetação de recursos, sustentando os seus termos em princípios de promoção do acesso e melhoria de cuidados de saúde, e gestão criteriosa e utilização eficiente dos recursos disponíveis do SNS.

As entidades signatárias, Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e Santa Casa da Misericórdia de Benavente comprometem-se, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, à prestação de serviços e cuidados de saúde aos utentes com inscrição nas UCSP Alenquer e UCSP do Carregado, no caso do Acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, e na UCSP de Benavente, no caso do Acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Benavente.

Os acordos assinados têm, assim, como objeto a realização de consultas de Saúde do Adulto e do Idoso, por médicos com vínculo à Misericórdia, a utentes sem médico de família. 

Quanto à prestação de apoio administrativo e outros apoios logísticos, e para garantia do bom funcionamento das referidas consultas, será esse apoio da responsabilidade da Unidade Funcional onde serão prestados os cuidados de saúde.

Leia também...

Terceira dose da vacina arranca dia 11 para quem tomou a da gripe há mais de 14 dias

Os idosos que tomaram a vacina da gripe há mais de 14 dias vão começar a receber a terceira dose da vacina contra a…

Mais de 30 enfermeiros da Urgência do HDS pedem escusa de responsabilidade

Pico de afluência ao serviço leva profissionais a tomar medidas.

Médica do Hospital de Santarém premiada por trabalho na área da cardiologia

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) acaba de atribuir o Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção a Pedro Miguel Dinis Lopes, do Hospital de…

Câmara de Santarém cria equipa para realizar inquéritos epidemiológicos da Covid-19

A Câmara Municipal de Santarém constituiu uma equipa de 22 trabalhadores, técnicos superiores e assistentes técnicos, para cooperação na realização dos inquéritos epidemiológicos, devido…