A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo assinou, na quarta-feira, dia 6 de março, os protocolos referentes aos Acordos de Cooperação designados por “Bata branca” com a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e com a Santa Casa da Misericórdia de Benavente.

Estes acordos constituem um instrumento de operacionalização da política do Ministério da Saúde e do planeamento regional da afetação de recursos, sustentando os seus termos em princípios de promoção do acesso e melhoria de cuidados de saúde, e gestão criteriosa e utilização eficiente dos recursos disponíveis do SNS.

As entidades signatárias, Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e Santa Casa da Misericórdia de Benavente comprometem-se, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, à prestação de serviços e cuidados de saúde aos utentes com inscrição nas UCSP Alenquer e UCSP do Carregado, no caso do Acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, e na UCSP de Benavente, no caso do Acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Benavente.

Os acordos assinados têm, assim, como objeto a realização de consultas de Saúde do Adulto e do Idoso, por médicos com vínculo à Misericórdia, a utentes sem médico de família. 

Quanto à prestação de apoio administrativo e outros apoios logísticos, e para garantia do bom funcionamento das referidas consultas, será esse apoio da responsabilidade da Unidade Funcional onde serão prestados os cuidados de saúde.

Leia também...

Três urgências de obstetrícia e ginecologia encerradas hoje

Três urgências de obstetrícia/ginecologia estão hoje encerradas, segundo a informação divulgada às 10:00 no ‘site’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Tal como na…

Utentes da saúde de Benavente criticam desmarcação de consultas e redução de clínicos

A Comissão de Utentes da Saúde de Benavente lamenta a desmarcação de consultas no centro de saúde, incluindo de doentes crónicos, e critica a redução…

Bastonário quer bom senso do Governo para resolver falta de médicos nos hospitais

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou ao bom senso do Governo para resolver a crise de falta de médicos em hospitais como…

Projecto na Lezíria desloca equipa terapêutica a casa de pessoas com doença mental grave

Pessoas com doença mental grave de oito concelhos da Lezíria, estão a ter acompanhamento domiciliário por uma equipa da Associação de Familiares e Amigos…