O último forno do Telhal de origem romana na Estrada de Palhavã, em Porto Alto, concelho de Benavente, foi destruído recentemente para dar lugar um estaleiro junto ao Rio Sorraia. A denuncia foi feita por Nelson Lopes, deputado eleito independente na Assembleia de Freguesia de Samora Correia.

Segundo Nelson Lopes, esta peça histórica aguardava há mais de 20 anos uma intervenção que permitisse salvaguardar “esta memória da freguesia de Samora Correia”, adiantando que a mesma está situada num terreno que é “pertença do Centro de Bem Estar Social Padre Tobias, instituição onde a Junta de Freguesia participa na administração sendo o Presidente, o Tesoureiro”.

Ainda segundo o eleito, esta instituição “vai celebrar um protocolo de arrendamento com um privado” para a instalação de um estaleiro junto ao Rio Sorraia e o primeiro passo para essa concretização foi “destruir o que restava do último dos fornos existentes”.

Nelson Lopes argumenta que lançou “vários alertas publicamente, junto das autarquias e da instituição, para se salvar esta memória” mas ninguém lhe terá dado ouvidos e acrescenta que ninguém “acautelou a preservação deste elemento único”.

O autarca recorda ainda a descrição do historiador samorense padre Camilo Neves Martins sobre este monumento. “Padre Camilo Neves Martins descreveu este forno Romano como uma peça arqueológica rara que teria sido usada para cozer cerâmica: tijolo e telha destinado às construções em toda a região”.

Na altura, o historiador terá alertado para a necessidade de preservar este elemento arqueológico com vários séculos de vida e nessa investigação efectuada, o padre Camilo Neves Martins afirmou que este foi um dos primeiros fornos de barro (tijolo) romano em Portugal.

Nelson Lopes termina a denuncia lembrando que “um povo sem memória nunca poderá augurar um futuro de progresso”.

Leia também...

MP pede condenação dos 27 arguidos que lesaram o SNS em dois milhões de euros

O Ministério Público pediu a condenação de 27 acusados de falsificação de documentos e burla agravada, num esquema que envolveu uma farmácia de Abrantes…

Reconhecimento de “Livraria Preferida” deixa dona de Aqui Há Gato “muito feliz”

Foi com muita emoção que Sofia Vieira soube que a Aqui Há Gato, em Santarém, foi, finalmente, eleita a “Livraria Preferida” dos portugueses, depois…

Hospital de Santarém entre os 10 impedidos de receber voos nocturnos

Um terço dos heliportos hospitalares, incluindo o Hospital Distrital de Santarém, estão impedidos de receber voos nocturnos de emergência médica por não cumprirem vários…

Círculo Cultural Scalabitano apresenta projecto artístico e cultural para 2020

O Círculo Cultural Scalabitano aprovou, no passado dia 18 de Dezembro, o seu Plano de Actividades e respectivo Orçamento para o exercício de 2020.…