‘Um Conto de Natal’ no palco do Centro Cultural do Cartaxo

 

A Área de Serviço leva ao palco do Centro Cultural do Cartaxo, um clássico intemporal de Charles Dickens – uma reflexão sobre o Natal, para desfrutar na tarde de domingo, dia 16 de Dezembro, às 16h00.

Criado pela genialidade de Charles Dickens, o avarento Scrooge, vai ter visitas inesperadas que o vão fazer reflectir sobre toda a sua vida e sobre o verdadeiro valor do Natal. Federico Corado encena a peça de teatro que o Centro Cultural do Cartaxo agendou para esta quadra festiva – uma peça que coloca aos espectadores, de todas as idades, uma questão muito importante e que se mantém actual até hoje – qual é o verdadeiro significado do Natal.

Scrooge aprende, no texto de Dickens, uma lição para o futuro ao observar o seu próprio passado e a pessoa em que se tornou, reaprende que o Natal é uma data que celebra a bondade, a generosidade e a união entre as pessoas, e decide mudar. O personagem é confrontado com a sua história, reflete sobre o seu futuro e muda à medida que as cenas se sucedem. Os desafios que a peça coloca a Scrooge, coloca também ao espectador – Um Conto de Natal é mágico porque desafia cada um de nós a sair da sala diferente, pelo menos um pouco mais alerta, do que quando entrou.

“É possível que nenhuma outra peça de ficção tenha tido uma influência cultural tão abrangente como a que pode ser atribuída Um Conto de Natal, de Charles Dickens”. Área de Serviço

Ebenezer Scrooge é um homem de negócios obstinado na Londres vitoriana. Na véspera de Natal, o avarento Scrooge é visitado pelo fantasma de seu sócio, Jacob Marley. É dito a Scrooge que o que fazem em vida determinará o que lhe acontece na vida após a morte. Marley diz a Scrooge que ele será visitado por três fantasmas e tomará conhecimento do que lhe acontece. O primeiro espírito, o Fantasma do Natal Passado, mostra a Scrooge que ele era um jovem feliz, despreocupado e apaixonado, mas o dinheiro tornou-se o seu maior desejo. O Fantasma do Natal Presente mostra como vivem os outros, incluindo seu sobrinho Fred e seu empregado Bob Cratchit, o Fantasma do Natal Futuro, mostra a Scrooge o destino que o aguarda. Scrooge aprende com as suas visitas e transforma-se num homem diferente, mesmo a tempo do Natal.

Com: Frederico Corado, Tomás Formiga, Rui Manel, Maria Inês, Beatriz Dinis, Beatriz Lamarosa e Inês Magalhães | Encenação e Adaptação – Frederico Corado, a partir do livro de Charles Dickens; Cenografia – Frederico Corado com construção de Mário Júlio; Vídeo – Rui Manel; Produção da Área de Serviço – Frederico Corado, Florbela Silva e Vânia Calado; Desenho de Luz: Bruno Santos; Fotografia: Vitor Neno; uma Produção da Área de Serviço; com o apoio do Centro Cultural do Cartaxo e da Câmara Municipal do Cartaxo

INFO

Centro Cultural do Cartaxo

16 de dezembro – domingo – 16h00

Entrada – 3€

M/6

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS