A Câmara de Santarém deliberou, segunda-feira, 15 de Julho, abrir concurso público para a “conservação e beneficiação exterior” da igreja de S. João de Alporão, monumento nacional, considerado o primeiro testemunho do gótico em Santarém.

A empreitada terá um preço base da ordem de um milhão de euros e um prazo de execução previsto de nove meses, com intervenções nas fachadas, janelas, porta e rosácea, segundo a proposta aprovada.

Encerrado ao público em 2012 por razões de segurança, o monumento constitui um dos núcleos museológicos do concelho, tendo o município anunciado em Abril que, a par de uma intervenção de fundo, estava a ser trabalhada com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) a colocação de uma estrutura transparente que permita a entrada em segurança neste ‘ex-libris’ da cidade.

Um estudo solicitado em 2004 ao Departamento de Engenharia, Minas e Georecursos do Instituto Superior Técnico revelou que a estrutura está a ser afectada por infiltrações a partir das fundações, pela constituição geológica da pedra usada na construção (bastante permeável e facilmente perecível perante a penetração de sais, que cristalizam) e pelos métodos construtivos e correctivos posteriores (como a utilização de argamassas, nomeadamente de cimento).

Leia também...

Música na Fonte das Figueiras e no Largo Padre Chiquito

A histórica Fonte das Figueiras, em Santarém, vai ser palco, na quinta-feira,…
Foto de arquivo

Materiais Diversos com apoio para alargar programação a públicos com deficiência

A associação Materiais Diversos (MD) vai ser apoiada em 2021 pelo programa…

Concerto com André Gago nas comemorações do 25 de Abril

Em Coruche.

Mais de 100 pessoas participam no 1º convívio dos Combatentes da Guerra Colonial no Vale de Santarém

O primeiro convívio dos cidadãos do Vale de Santarém que foram mandados…