A Câmara de Santarém deliberou, segunda-feira, 15 de Julho, abrir concurso público para a “conservação e beneficiação exterior” da igreja de S. João de Alporão, monumento nacional, considerado o primeiro testemunho do gótico em Santarém.

A empreitada terá um preço base da ordem de um milhão de euros e um prazo de execução previsto de nove meses, com intervenções nas fachadas, janelas, porta e rosácea, segundo a proposta aprovada.

Encerrado ao público em 2012 por razões de segurança, o monumento constitui um dos núcleos museológicos do concelho, tendo o município anunciado em Abril que, a par de uma intervenção de fundo, estava a ser trabalhada com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) a colocação de uma estrutura transparente que permita a entrada em segurança neste ‘ex-libris’ da cidade.

Um estudo solicitado em 2004 ao Departamento de Engenharia, Minas e Georecursos do Instituto Superior Técnico revelou que a estrutura está a ser afectada por infiltrações a partir das fundações, pela constituição geológica da pedra usada na construção (bastante permeável e facilmente perecível perante a penetração de sais, que cristalizam) e pelos métodos construtivos e correctivos posteriores (como a utilização de argamassas, nomeadamente de cimento).

Leia também...

Festas em honra de Nossa Senhora da Glória em Glória do Ribatejo de 24 a 27 de Agosto

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória decorrem de 24…

“Os Dias da Rádio” leva o teatro às freguesias do concelho de Coruche

A Companhia Rituais Dell Arte, apresenta “Os Dias Da Rádio”, este domingo,…

“Há que adequar a cidade aos novos desafios da modernidade”

O programa cultural Verão In.Str está de volta, com mais de uma…

Torreshopping promove concurso de fotografia

Para apoiar os “talentos escondidos”, o centro comercial Torreshopping, em Torres Novas,…