União Desportiva de Santarém e Beira Mar dividiram os pontos da partida que disputaram esta tarde no Campo Chã das Padeiras em Santarém onde empataram a uma bola.
Numa excelente partida de futebol, recheada de peripécias e que prendeu a boa assistência presente até ao derradeiro segundo de jogo, pode queixar-se a União de Santarém apenas de si própria por não ter somado os três pontos em disputa.
Três jogadores na ‘cara do golo’ que falharam o alvo, uma expulsão (justa) à passagem da meia hora e uma grande penalidade falhada é o resultado de uma primeira parte em que o factor principal foi mesmo a falta de concretização das oportunidades criadas por parte da turma escalabitana.
À passagem da meia hora, Diogo Ferreira sai mal a um cruzamento e “obrigou” Hugo Grilo a substituí-lo na linha de golo. Chamado a marcar a grande penalidade o ponta de lança Cícero apontou o único golo do primeiro tempo, já depois de perdidas de Batista logo ao terceiro minuto, de Mendonça aos 14, e de Leo, isolado frente a Miotti a rematar à figura.
Mas o momento em que, na primeira parte, a turma escalabitana esteve mais perto do golo, foi numa grande penalidade desperdiçada por Leo, à passagem do minuto 41.
A haver uma equipa em vantagem até ao intervalo seria a turma da casa, se as oportunidades criadas tivessem sido concretizadas.
A União apostou numa frente de ataque a três, muito dinâmica, com Ítallo, Leo e Mendonça a darem muito trabalho à defensiva contrária.
Logo apôs o golo do Beira Mar, aos 35’, Ítallo teve tudo para fazer o golo mas errou o alvo num remate rasteiro, cruzado, ao lado do poste direito da baliza aveirense.
À passagem do minuto 40, penalty favorável à União a castigar alegado derrube de Mendonça por Diego Tavares, dentro da área, quando já fugia ao central de Aveiro. Chamado a marcar Leo permite a defesa do guardião Miotti.
A União foi para o intervalo a perder, devido à falta de pontaria da sua linha avançada.
No segundo período, mesmo a jogar com dez, a União de Santarém veio com a disposição de alterar o curso dos acontecimentos e começou a construir lances de perigo junto à área contrária, sobretudo através de lances de bola parada.
Foi compensada, à passagem do minuto 53’, com Ítallo a quebrar o enguiço e a rematar forte para o fundo das redes aveirenses restabelecendo a igualdade na partida.
Na resposta o Beira Mar esteve perto do empate por diversas vezes, sobretudo em lances de bola parada e consequentes cabeceamentos dentro da pequena área aproveitando a estatura dos seus avançados e centrais.
O União nunca baixou os braços e continuou à procura do segundo golo, através de rápidos contra-ataques que levaram, em diferentes momentos, o perigo à baliza do Beira-Mar, como por Leo à passagem do minuto 70’.
Com a aproximação do minuto 90, a União recuou um pouco (esteve durante uma hora a jogar com menos um jogador e até nem se deu por isso em termos de jogo jogado) e a tendência foi segurar o ponto alcançado.
À passagem do minuto 85, João Nogueira rematou de cabeça ao poste esquerdo da baliza da União e bem perto do fim, Batista rematou por cima do travessão após mais um venenoso contra-ataque.
Excelente jogo de futebol em que apesar de muito perdulária a União esteve sempre perto de vencer a partida.
A recepção do União de Santarém ao Beira Mar fica ainda marcada pela apresentação, no intervalo da partida da secção autónoma denominada APPACDM-UDS.
Hoje a União entrou em campo com “duas equipas” lado a lado, um projecto que leva a paixão do futebol à APPACDM de Santarém e do qual daremos conta muito em breve.
Presentes na apresentação, a vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, o presidente da APPACDM de Santarém Luís Amaral, o presidente da SAD da União José Gandarez e do clube, Pedro Fernandes, para além de alguns dos mais de vinte atletas que constituem esta secção autónoma.
Ficha de Jogo:
Campeonato de Portugal
Jogo no campo Chã das Padeiras, em Santarém, com boa assistência.
U. Santarém, 1 – Beira Mar, 1
Árbitro: Gonçalo Nunes, assistido por José Costa e Bruno Cunha (AF Lisboa).
U. Santarém: Diogo Ferreira, Nuno Longo, Yannick Medina, Hugo Grilo, Serginho,
Allan Peixoto, João Martins, Tiago Baptista, Leo (Tomás Cardoso, 92’), Ítallo Ribeiro (Didi, 78’), Bruno Mendonça (Cajarana 87’). Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Pedro Augusto e Rodrigo Dias. Treinador: André Luís.
Beira Mar: Miotti, João Nogueira, Edgar (Rocha Vieira, 59’), Diego Tavares, Simão Martins, Rui Sampaio, Yannick, Arcanjo (Marko Mitrovic, 75’), Dieguinho, Cícero e Artur (Carlos Daniel, 67’). Suplentes não utilizados: Carvalheira, Cissé, Breda e Adson. Treinador: Ricardo Sousa.
Cartões amarelos para Edgar (38’), Diego Tavares (49’), Simão Martins (52’), Bruno Mendonça (76’), Didi (92’) e Cajarana (93’). Cartão Vermelho directo para Hugo Grilo (32’).
Golos: 0-1 33’ Cícero (grande penalidade), 1-1 53’ Ítallo.
Ao intervalo: 1-1
Resultado final: 1-1