União Desportiva de Santarém e Beira Mar dividiram os pontos da partida que disputaram esta tarde no Campo Chã das Padeiras em Santarém onde empataram a uma bola.

Numa excelente partida de futebol, recheada de peripécias e que prendeu a boa assistência presente até ao derradeiro segundo de jogo, pode queixar-se a União de Santarém apenas de si própria por não ter somado os três pontos em disputa.

Três jogadores na ‘cara do golo’ que falharam o alvo, uma expulsão (justa) à passagem da meia hora e uma grande penalidade falhada é o resultado de uma primeira parte em que o factor principal foi mesmo a falta de concretização das oportunidades criadas por parte da turma escalabitana.

À passagem da meia hora, Diogo Ferreira sai mal a um cruzamento e “obrigou” Hugo Grilo a substituí-lo na linha de golo. Chamado a marcar a grande penalidade o ponta de lança Cícero apontou o único golo do primeiro tempo, já depois de perdidas de Batista logo ao terceiro minuto, de Mendonça aos 14, e de Leo, isolado frente a Miotti a rematar à figura.

Mas o momento em que, na primeira parte, a turma escalabitana esteve mais perto do golo, foi numa grande penalidade desperdiçada por Leo, à passagem do minuto 41.

A haver uma equipa em vantagem até ao intervalo seria a turma da casa, se as oportunidades criadas tivessem sido concretizadas.

A União apostou numa frente de ataque a três, muito dinâmica, com Ítallo, Leo e Mendonça a darem muito trabalho à defensiva contrária.

Logo apôs o golo do Beira Mar, aos 35’, Ítallo teve tudo para fazer o golo mas errou o alvo num remate rasteiro, cruzado, ao lado do poste direito da baliza aveirense.

À passagem do minuto 40, penalty favorável à União a castigar alegado derrube de Mendonça por Diego Tavares, dentro da área, quando já fugia ao central de Aveiro. Chamado a marcar Leo permite a defesa do guardião Miotti.

A União foi para o intervalo a perder, devido à falta de pontaria da sua linha avançada.

No segundo período, mesmo a jogar com dez, a União de Santarém veio com a disposição de alterar o curso dos acontecimentos e começou a construir lances de perigo junto à área contrária, sobretudo através de lances de bola parada.

Foi compensada, à passagem do minuto 53’, com Ítallo a quebrar o enguiço e a rematar forte para o fundo das redes aveirenses restabelecendo a igualdade na partida.

Na resposta o Beira Mar esteve perto do empate por diversas vezes, sobretudo em lances de bola parada e consequentes cabeceamentos dentro da pequena área aproveitando a estatura dos seus avançados e centrais.

O União nunca baixou os braços e continuou à procura do segundo golo, através de rápidos contra-ataques que levaram, em diferentes momentos, o perigo à baliza do Beira-Mar, como por Leo à passagem do minuto 70’.

Com a aproximação do minuto 90, a União recuou um pouco (esteve durante uma hora a jogar com menos um jogador e até nem se deu por isso em termos de jogo jogado) e a tendência foi segurar o ponto alcançado.

À passagem do minuto 85, João Nogueira rematou de cabeça ao poste esquerdo da baliza da União e bem perto do fim, Batista rematou por cima do travessão após mais um venenoso contra-ataque.

Excelente jogo de futebol em que apesar de muito perdulária a União esteve sempre perto de vencer a partida.

A recepção do União de Santarém ao Beira Mar fica ainda marcada pela apresentação, no intervalo da partida da secção autónoma denominada APPACDM-UDS.

Hoje a União entrou em campo com “duas equipas” lado a lado, um projecto que leva a paixão do futebol à APPACDM de Santarém e do qual daremos conta muito em breve.

Presentes na apresentação, a vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, o presidente da APPACDM de Santarém Luís Amaral, o presidente da SAD da União José Gandarez e do clube, Pedro Fernandes, para além de alguns dos mais de vinte atletas que constituem esta secção autónoma.

Ficha de Jogo:

Campeonato de Portugal

Jogo no campo Chã das Padeiras, em Santarém, com boa assistência.

U. Santarém, 1 – Beira Mar, 1

Árbitro: Gonçalo Nunes, assistido por José Costa e Bruno Cunha (AF Lisboa).

U. Santarém: Diogo Ferreira, Nuno Longo, Yannick Medina, Hugo Grilo, Serginho,

Allan Peixoto, João Martins, Tiago Baptista, Leo (Tomás Cardoso, 92’), Ítallo Ribeiro (Didi, 78’), Bruno Mendonça (Cajarana 87’). Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Pedro Augusto e Rodrigo Dias. Treinador: André Luís.

Beira Mar: Miotti, João Nogueira, Edgar (Rocha Vieira, 59’), Diego Tavares, Simão Martins, Rui Sampaio, Yannick, Arcanjo (Marko Mitrovic, 75’), Dieguinho, Cícero e Artur (Carlos Daniel, 67’). Suplentes não utilizados: Carvalheira, Cissé, Breda e Adson. Treinador: Ricardo Sousa.

Cartões amarelos para Edgar (38’), Diego Tavares (49’), Simão Martins (52’), Bruno Mendonça (76’), Didi (92’) e Cajarana (93’). Cartão Vermelho directo para Hugo Grilo (32’).

Golos: 0-1 33’ Cícero (grande penalidade), 1-1 53’ Ítallo.

Ao intervalo: 1-1

Resultado final: 1-1

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…