O União de Santarém terminou 2022 com o pé esquerdo, ao perder 1-0 na deslocação ao reduto do Marinhense, a contar para 12ª jornada do Campeonato de Portugal, no domingo, 18 de Dezembro.
A formação da Marinha Grande chegou à vantagem logo aos seis minutos, através da conversão de uma grande penalidade, apontada por Kuca. Com este resultado o UDS vê-se ultrapassado pelo adversário e cai para a quarta posição, somando 20 pontos. O Marinhense é terceiro classificado com 21 pontos e a liderança da prova é partilhada pelo Benfica de Castelo Branco e 1º de Dezembro, ambos com 23 pontos.
O Coruchense venceu no reduto do Mortágua FC por 1-2. Cheikh Diamanka (49′) e Ricardo Apolinário (58′) apontaram os tentos da vitória. Ao cair do pano (90+5′) Xavi ainda reduziu para o Mortágua FC mas não foi suficiente. O Coruchense é 9º classificado, somando 18 pontos, menos dois que o Pêro Pinheiro, 8º na classificação.
O Rio Maior SC recebeu o Benfica de Castelo Branco com o resultado a terminar empatado 1-1. Os riomaiorenses ainda chegaram à vantagem primeiro, ao minuto 75, por intermédio de Paulo Rodrigues. Ronaldo Lumungo repôs a igualdade para os albicastrenses na conversão de uma grande penalidade ao minuto 89. O Rio Maior é 13º classificado, somando seis pontos.
O Campeonato de Portugal retorna a 8 de Janeiro, depois de uma paragem para as festividades de Natal e de fim de ano. O União de Santarém vai receber o Rio Maior SC no Campo de Chã das Padeiras e o Coruchense recebe o 1º de Dezembro. Os jogos estão marcados para as 15h00.