A União Desportiva de Santarém venceu na tarde de hoje o Belenenses, por 2-1, no Campo Chã das Padeiras, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga 3 (Série B), e irá jogar a fase final de subida à Liga 2.
A equipa do Belenenses marcou primeiro, logo aos 32 minutos, por Eduardo Souza, mas o União de Santarém conseguiu responder da melhor forma dando a volta ao marcador. A reviravolta teve inicio logo aos 37 minutos com um grande golo de Bruno Ventura e aos 41 minutos o golo de Éberth, que no coração da área não desperdiçou a oportunidade e selou o objectivo da equipa de Santarém.
A UDS acaba esta fase em 4.º lugar, com 25 pontos, mais três que as equipas do Atético CP e do Lusitano GC, ocupando o último posto que dava direito a jogar a fase final de subida à Liga 2. Apesar da derrota de hoje o Belenenses termina esta fase em primeiro lugar com 38 pontos. Mafra e Académica OAF serão as outras equipas da Série B que irão disputar a fase de subida à Liga 2.
Com a vitória desta tarde a União também garante, desde já, a permanência na Liga 3 na próxima temporada.
No final da partida e da festa scalabitana ainda no relvado, Pedro Patrício era um presidente feliz e sobretudo aliviado. Ao Correio do Ribatejo, Pedro Patrício começou por dedicar algumas palavras ao grupo de trabalho: “Parabéns aos jogadores, equipa técnica, staff e toda a estrutura, incluindo a formação que muito tem ajudado a equipa senior. Esta é uma vitória histórica para a União Desportiva de Santarém e para toda a região do Ribatejo. Representa mais um passo firme no caminho de afirmação do clube e na ambição de chegar ao topo do futebol português. Sabemos que é um percurso exigente, mas com união, trabalho e persistência, acreditamos que esse objectivo será alcançado — mais cedo ou mais tarde”.
Emocionado mas confiante no trabalho desenvolvido ao longo da época, Pedro Patrício salientou o facto do grupo de trabalho ter “cumprido uma fase muito positiva da competição, alcançando o primeiro grande objectivo da época: a manutenção, mas não deixa de alimentar o sonho da subida: “A partir daqui, encaramos o futuro com ambição renovada. Todos partimos em igualdade, com zero pontos, e com a convicção de que o céu é o limite”.
O presidente da União também não esqueceu os sócios e simpatizantes do clube que hoje disseram presente nesta decisiva partida: “Deixamos um agradecimento profundo aos nossos sócios e adeptos, cujo apoio foi determinante, bem como às entidades municipais e aos nossos patrocinadores, que têm sido parceiros fundamentais neste percurso. Parabéns, Santarém!”, concluiu.
