A cerimónia que marca o início do ano letivo 2023/24 da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém teve lugar, no dia 25 de outubro, no Teatro Sá da Bandeira.

Marcaram presença no evento, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e Presidente Cessante do Conselho de Parceiros da UTIS, João Teixeira Leite, Vice-Presidente da CMS, Diamantino Duarte, Presidente da União Freguesias da Cidade de Santarém e Presidente do Conselho de Parceiros da UTIS, Vitor Barreto, Coordenador do Conselho Científico Pedagógico da UTIS, e Hermínio Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, entre outros.

Ricardo Gonçalves referiu que “a UTIS é uma grande marca do Concelho, é um dos projetos que mais nos orgulham e isso só é possível graças ao vosso empenho, carinho e espírito de camaradagem”. O Presidente destacou a importância destes “momentos de convívio e de partilha” e agradeceu aos docentes e alunos que integram o projeto, desejando um bom ano letivo.

Este acto solene foi abrilhantado com atuação da Tuna da UTIS, sob a orientação de Carlos Dantas, actualmente composta por 46 elementos.

A cerimónia contou ainda com um momento de poesia e com a intervenção de Isabel Batista, Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança, sobre o tema: ” O que a internet diz de si”.

A UTIS, actualmente com 304 alunos, é um espaço de saber, convívio e partilha para a população com idade igual ou superior a 50 anos.

Para além das 55 disciplinas ministradas, que abrangem áreas tão diversas como Línguas e Literaturas, Ciências Económicas, Sociais e Humanas, Informática e Comunicação, Artes e Artesanato, Motricidade e Música, a UTIS desenvolve todo um conjunto de outras atividades curriculares e extracurriculares que promovem o processo de aprendizagem ao longo da vida e o envelhecimento ativo dos que a frequentam.

Este projeto, iniciado em março de 2004, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santarém, a, então, Junta de Freguesia de Marvila (atualmente incluída na União de Freguesias da Cidade de Santarém) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, como resposta aos desafios da aprendizagem ao longo da vida e como forma de estimular a participação social, cultural e cívica dos cidadãos seniores, após a retirada da sua vida profissional activa.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Três detidos por suspeita de crime de homicídio em Alverca do Ribatejo

A Divisão Policial de Vila Franca de Xira deteve três homens de…

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Oficina de Palha de Milho

A Galeria Municipal vai receber, no dia 5 de Agosto, a Oficina…
Foto de arquivo

Um morto em colisão rodoviária no IC-10 que está cortado entre Santarém e Almeirim

Uma pessoa morreu hoje de manhã na sequência de uma colisão entre…

Vereadores da Câmara de Azambuja sem pelouros atribuídos já dispõem de um gabinete

Os vereadores em regime de não permanência, membros do Executivo Municipal de…