Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Os Agrupamentos de Escolas de Almeirim vão proibir o uso de telemóveis nas escolas do 1.º ciclo no próximo ano letivo, de acordo com uma recomendação do Conselho Municipal de Educação cujos diretores votaram favoravelmente.

O presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro (PS), disse à Lusa que a recomendação vai no sentido de proibir a entrada de telemóveis dos alunos nas escolas do 1.º ciclo.

“Não podem levar, ponto”, declarou, sublinhando que, nos casos em que os pais não podem levar os filhos à escola, a autarquia vai buscar e levar a casa os que moram a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino, pelo que não necessitam desse meio de comunicação.

No 2.º e no 3º ciclo a recomendação aprovada é a de que os alunos não levem telemóvel para a escola, sem proibição explícita, tendo em conta que muitos alunos vão de transportes públicos, pelo que “é razoável que possam ter telefone na ida e vinda”.

Contudo, ao chegarem à escola, os telemóveis serão colocados numa caixa e guardados num cacifo, sendo devolvidos no final das aulas.

A recomendação para o secundário “é mais suave”, ficando os aparelhos numa bolsa na sala de aula, podendo os alunos levar o telemóvel para os intervalos, adiantou.

As regras não se aplicam a alunos com casos de saúde comprovados que exijam o uso do telemóvel, como o recurso à aplicação para diabéticos, ou quando os professores o permitam “por motivos educacionais”.

Pedro Ribeiro justifica a recomendação com os vários estudos que demonstram os “malefícios” do uso excessivo do telemóvel, como criação de dependência, falta de atenção e de socialização, diminuição do QI [Quociente de Inteligência].

“Há aqui uma geração, a continuar assim, que o seu QI vai ser inferior ao da geração anterior, coisa impensável há uma dúzia de anos”, disse, apontando, ainda, o aumento das taxas de suicídio, devido a ‘bullying’ e ‘ciberbullying’ ou a “fotos de vidas fantásticas no Instagram”, que comparam com as suas, achando que “não têm nada”.

Na reunião foi decidido realizar uma campanha de sensibilização junto de alunos e de pais, já que alguns encarregados de educação “não ajudam nada” e até fomentam o uso inadequado dos telemóveis pelas crianças, acrescentou.

Leia também...

Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva celebra 15 anos

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, assinalou no passado dia 14 de maio o 15.º aniversário, numa cerimónia que reuniu leitores,…

Santarém lança regulamento do Orçamento Participativo Jovem

O Executivo Municipal aprovou, no dia 27 de janeiro, o início do procedimento referente à elaboração do Regulamento do Orçamento Participativo Jovem. Beatriz Martins,…

“O militar português na História do Império Oriental: do servir, da coragem e da ética da maioria, à infâmia de uns poucos”

Conferência de Cândido Azevedo a convite do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes

Dia Mundial do Braille assinalado em Abrantes

“Integrar pessoas com deficiência” foi o tema da sessão que se realizou em Abrantes, esta quinta-feira, 9 de janeiro, para o público escolar, com…