Cerca de uma dezena de utentes, professores e dirigentes da Academia Sénior do Concelho de Alcanena visitaram a ETAR de Alcanena, sob a gestão da AQUANENA, no passado dia 25 de Maio de 2021.

Durante a visita, foram explicadas, sucintamente, as várias fases do processo de tratamento da ETAR e foi feita uma visita ao Aterro de Lamas. Os idosos assistiram ainda a uma apresentação de duas amostras de águas residuais, uma proveniente de colheita efectuada antes do processo de tratamento e outra efectuada após o tratamento, que seria rejeitada para o meio hídrico. Foi também efectuado um enquadramento sobre o processo de tratamento e deposição de lamas provenientes da ETAR no aterro.

Na visita, foi feita a sensibilização para a dimensão dos processos associados à ETAR, nomeadamente: a ETAR recebe e trata uma carga orgânica equivalente a 400 mil habitantes num concelho com cerca de 13 mil habitantes; 80% do total dos efluentes são de origem industrial; A eficiência de tratamento da ETAR situa-se entre os 90 e os 99%; O consumo mensal de energia na ETAR é equivalente ao consumo de 1220 habitações (510 mil kWh/mês); O processo de tratamento recorre ao consumo de 500 toneladas de reagentes por mês; São realizados mais de 6500 controlos analíticos e medições para avaliar parâmetros na ETAR e no meio hídrico (Ribeira do Carvalho).

Leia também...

‘Projeto Megapredator’ sensibiliza para combate a espécie invasora no Baixo Tejo

Projeto foi apresentado na Escola Superior Agrária de Santarém e pretende identificar os problemas e oferecer soluções para mitigar a presença do siluro, espécie…

Câmara de Santarém assina protocolo para combater espécies exóticas invasoras

Um das espécies em causa é o jacinto.

Fabrióleo afirma que não foi ouvida nem notificada da decisão que a multou em 400 mil euros

 A Fabrióleo disse que não foi ainda notificada da decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em que foi condenada ao pagamento de uma…

Questões com impactos sobre a gestão da água do Tejo não foram comunicadas à Comissão Europeia

A Comissão Europeia afirmou que nem Portugal nem Espanha comunicaram quaisquer questões com impacto sobre a gestão das suas águas, uma possibilidade prevista no…