A Área Metropolitana de Lisboa vai comparticipar com até 90 mil a redução do preço dos passes inter-regionais dos utentes provenientes da Comunidade Intermunicipal da Lezíria, correspondente ao distrito de Santarém, revelou o primeiro secretário metropolitano.

“Está definido que, para 2019, a AML vai comparticipar com até 200 mil euros os passes dos utentes do Oeste e, para a Lezíria, com até 90 mil euros”, esclareceu Carlos Humberto Carvalho.

Segundo Carlos Humberto Carvalho, na reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa foi na quinta-feira ratificado o contrato interadministrativo de delegação e partilha de competências tarifárias entre a AML e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste e aprovado um contrato idêntico a celebrar com a CIM da Lezíria do Tejo.

O acordo com a CIM da Lezíria foi fechado na quinta-feira de manhã, enquanto o acordo com a OesteCIM – que prevê uma comparticipação da AML de até 200 mil euros – tinha sido fechado no final de Março, permitindo que os utentes desta região tenham podido ter descontos em deslocações inter-regionais para a área de Lisboa a partir de 1 de Abril.

Ambos os contratos são indispensáveis para decidir que carreiras ou comboios inter-regionais entre estas CIM e a AML são abrangidas pela redução do tarifário.

“O conteúdo, no fundamental, está acordado com a CIM da Lezíria”, salientou, realçando que “a organização e todos os aspectos metodológicos e formais” relativos às deslocações entre a AML e os concelhos da Lezíria cabem a esta CIM, que já tem um acordo com a CP e está “em diálogo com os operadores rodoviários para encontrar soluções adequadas, além das que já tinha tomado”.

A CIM da Lezíria tem uma reunião, na qual deverá abordar e decidir sobre estes temas. A Lezíria tinha anunciado que pretende aplicar a redução de tarifário nos seus transportes públicos a partir de maio, segundo o seu presidente, Pedro Ribeiro.

No âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), a CIMLT dispõe para este ano de um valor global de um milhão de euros, que vai aplicar na totalidade na redução do tarifário. Por seu lado, a OesteCim alocou uma verba de 1,4 milhões de euros para redução dos tarifários, tendo a medida entrado em vigor em 1 de Abril.

A OesteCim é composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e corresponde à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) Oeste.

A CIM da Lezíria abrange dez concelhos do distrito de Santarém (Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém) e o concelho da Azambuja, do distrito de Lisboa.

Os 18 concelhos da AML são: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Leia também...

22 casos de covid-19 Lar da Misericórdia de Alcanede

O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, no concelho de Santarém, tem 22 pessoas infectadas com o novo coronavírus, havendo ainda 25…

Autarcas do Médio Tejo recebem placas para espaços de apoio a vítimas de violência doméstica

Os autarcas dos 13 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo receberam placas identificativas para Espaços M, do projecto Maria, locais autárquicos vocacionados…

Projecto para obras no ‘Museu dos Cacos’ arranca este mês

A Câmara de Santarém pretende iniciar, “em breve”, uma “intervenção paliativa” no museu de S. João de Alporão, encerrado ao público em 2012 por…

Quatro detidos em operação de combate ao crime de furto qualificado

Quatro pessoas foram detidas na sequência de uma operação de combate ao crime de furto qualificado, na qual foram apreendidas viaturas, dinheiro e equipamentos.…