A Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) assinalou o início do ano letivo 2025-2026, com uma cerimónia no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém, no passado dia 18 de Novembro, pelas 15h30.
A sessão solene contou com a presença de João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), que na sua intervenção elogiou o crescimento da UTIS, considerando-a “uma referência importante para o concelho”.
O autarca deixou um agradecimento especial ao professor Vítor Barreto, Coordenador do Conselho Científico Pedagógico da UTIS, reconhecendo que a UTIS “só tem a força e dinâmica atuais graças ao seu empenho”, elogiando também as 13 instituições parceiras, incluindo a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, sublinhando que “o projeto assenta na ideia essencial de qualquer comunidade: partilhar conhecimento e promover uma vida ativa, digna e feliz”, referiu.
João Teixeira Leite, afirmou que “a cidade precisa de espaço público mais acessível, cuidado e digno”, tendo o próprio assumido o pelouro da Revitalização do Centro Histórico e da Ribeira de Santarém, com o objetivo “de serem realizados mais investimentos em ruas, praças e nas acessibilidades”, para que as pessoas “sintam orgulho em Santarém” e para que a cidade “seja palco vivo de cultura, onde se incluem as atividades ligadas à UTIS”, assegurou.
O presidente da CMS revelou também que “a obra do novo edifício da UTIS vai mesmo avançar em 2026, com projetos de especialidade a concluir nos próximos meses e o concurso público a ser lançado em breve”, garantindo que a Câmara está “totalmente empenhada em apoiar a UTIS”.
O evento contou ainda com diversos momentos culturais, proporcionados pela Tocata de Cavaquinhos da UTIS, com a interpretação de quatro temos do cancioneiro português, e pela atuação de José Carlos da Silva, orientador da Tuna da UTIS, que tocou e cantou três temas da música portuguesa.









