A inauguração da exposição de fotografia relativa ao 11° Passeio/Concurso Fotográfico, organizada pela Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), realizou-se esta quarta-feira, dia 14 de Junho, pelas 16h30, na Igreja da Misericórdia.
A mostra, subordinado ao tema “Olhares em volta de um Presídio”, apresenta 30 fotografias que representam a diversidade de visões sobre um equipamento emblemático da cidade e pode ser visitada até dia 4 de Julho.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Herminio Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Vítor Barreto, Coordenador do Conselho Científico Pedagógico da UTIS, e José Vieira, Professor de Fotografia e Edição de Imagem da UTIS, marcaram presença na cerimónia que onde se realizou também a entrega de prémios aos vencedores e a todos os participantes da prova fotográfica, que pretendeu retratar as instalações do antigo Presídio Militar de Santarém.
“É um orgulho ver a vivacidade da UTIS nos últimos anos. Deu um passo atrás, com a Pandemia, agora está a recuperar e vai dar um passo em frente. Estaremos sempre ao vosso lado, naquilo que for necessário. Se estamos a replicar o sucesso da UTIS em Alcanede, com a passagem a outras Freguesias, é porque reconhecemos o mérito deste projeto. É fantástico ver a interação, o convívio e os laços que se criam”, concluiu Ricardo Gonçalves.
Nesta edição do concurso fotográfico da UTIS, o primeiro classificado foi Manuel Augusto Cabral, com a fotografia “O Ferrolho”. Em segundo lugar, Isabel Maria Messias, com a fotografia “Portas para a Liberdade ou Não”, e terceiro lugar Ana Isabel Vieira, com a fotografia “Sufoco”.
As menções honrosas foram atribuídas a Ana Isabel Vieira, com a fotografia “Impasses”, e a Palmira Farinha, com a fotografia “As Traseiras do Presídio”. Anacleto Costa, João Duarte, Maria de Fátima Wenceslau e Nuno Rei receberam também um certificado de participação no 11° Passeio/Concurso Fotográfico.