A Universidade da Terceira Idade de Santarém celebrou o Natal, na tarde de quinta-feira, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, numa festa onde participaram onze turmas, este ano apresentada pelo director do ‘Correio do Ribatejo’, João Paulo Narciso.

Pouco depois das 15h30 subiu ao palco a turma de Viola (Prof. José Emidio Conceição) para interpretarem o “Hino da Alegria”, “Silent Night” e “Amar como Jesus Amou”.

Seguiu-se a turma de Literatura Portuguesa, Gerontologia Social e Mundo Actual (Prof. Madalena Sequeira) com a leitura e recriação do poema “A Noite Santa” escrito pelo poeta italiano Guido Gozzano.

A Turma de Literatura e Cultura Africanas (Prof. Cremilda Salvador), iniciou a sua actuação com o poema “Natal Africano”, de Cabral do Nascimento, seguindo-se a canção “Natal Negro”, de Artur Fonseca.

De seguida foi a vez do Grupo de Teatro (prof. Carlos Doles) que em “Nosso Bom e Velho jantar de Natal”, conseguiu juntar figuras estranhas e divertidas em volta de uma mesa.

O Coro & Percussão Instrumental (Prof. Sílvia Mendonça) apresentou uma das canções de embalar que fazem parte do projecto ‘Embalar’ que irá decorrer, a partir de Janeiro, em diferentes jardins de infância da cidade. Seguiu-se “O rapaz do tambor”, uma canção popular de Natal de origem checa.

Após o intervalo e das intervenções dos representantes das entidades parceiras da UTIS – Câmara Municipal de Santarém representada por Elisabete Filipe; União de Freguesias da Cidade de Santarém, representada por Marcelo Morgado; e Santa Casa da Misericórdia de Santarém, por Maria de Lurdes Asseiro, bem como do coordenador Prof. Vítor Barreto, – que deixaram mensagens de feliz Natal e próspero ano novo, e após um intervalo, a Festa voltou com a Tocata de Cavaquinhos & Escola de Cavaquinhos (Prof. José Joaquim Ferreira Santos) que interpretaram os temas “Olhos Negros”, “Fonte das 7 Bicas”, “Pauliteiros do Douro”, “Moda de Saias” e “Chula da Livração”.

Seguiu-se a Turma de Ginástica (Prof. Luís Silva) que levou ao palco do Sá da Bandeira muito movimento e alegria, com um exercício aeróbio de cerca de sete minutos e meio, com pesos leves, ao som de um medley de músicas de Natal, cantadas por crianças.

Já a Turma de Sociologia (Prof. Nelson Ferrão) deixou-nos frases e ideias que inquietam a turma, tendo como ideia central a figura mítica do Pai Natal (não do presépio do Menino Jesus), a quem estará acometida a difícil tarefa de harmonizar as vidas deste nosso purgatório, nesta época do ano…e nos restantes dias…

Já na recta final da Festa, foi a vez da Dança de Salão (Prof. Salomé Ferreira e Nuno Alves) animar a sala com um Mambo ao som de um medley de Natal. Seguiram-se as Turmas de Inglês (Prof. Margarida Miranda) com o sketch “Londres nunca mais!” e a Tuna da UTIS (Prof. Carlos Dantas) que interpretou os temas “Altar de Santarém”, “Natal dos Simples”, “Fui-te ver e estavas lavando”, “Então é Natal”, “É Natal” e a “Estudantina da Tuna da UTIS”, tema que encerrou a Festa de Natal deste ano.

No ano lectivo de 2024/2025 frequentam a UTIS 361 alunos, divididos por 75 turmas dirigidas por 53 Professores, dos quais seis estão a colaborar pela primeira vez.

São ministradas 51 Disciplinas e seis AECS, algumas pela primeira vez, como as de Cerâmica, Cidade e Território, Fotografia Digital, Folclore Ribatejano – Cantos e Danças, História e Geografia de Santarém, História e Geografia da Eurásia, Pirografia e Poesia do Séc. XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Visita em língua gestual à Fundação Saramago na Azinhaga

A delegação da Fundação José Saramago na Azinhaga, Golegã, promove no sábado,…
Foto de Arquivo

Retomada circulação na A23 junto a Abrantes

O trânsito na Autoestrada 23, no sentido Abrantes-Torres Novas, encerrado hoje desde…
Foto de Arquivo

Colisão entre dois pesados condiciona A1 na zona de Alcanena

A circulação na Autoestrada do Norte (A1) está condicionada desde as 08h00…

Associação dos Ucranianos em Portugal realiza conferência para debater o “Apoio sociopsicológico aos refugiados”

A sessão de abertura da Conferência “Organização do Espaço Educacional Inclusivo em…