O V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo vai realizar-se este sábado, dia 28 de Junho, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, a partir das 9h00, hora a que se iniciam os trabalhos com a inauguração da “IV Mostra de Livros sobre Cultura Ribatejana”. 

Terá ainda lugar a apresentação pública do livro de “Actas do IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo”, momento que contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal da Barquinha e do coordenador do Fórum Ribatejo.

Pelas 09h15 os trabalhos prosseguem, desta feita com um momento de homenagem póstuma ao Coronel Matos Gomes, com a leitura de um excerto do seu livro “Geração D: da ditadura à democracia”.

De seguida terão início os painéis de debate com o primeiro moderado por Alves Jana e que contará com as comunicações de Arnaldo Vasques – “O Ribatejo e a guerra civil de Espanha. Encontros de memória”; Manuel Sá – “Património Cultural Imaterial – aprendizagem e partilha, pela jovem associação cultural Vale de Santarém – identidade e memória”; José do Carmo Francisco – “Alguma poesia do Ribatejo”; e de Anabela Leandro Santos – “Shantarin – pelo olhar árabe. O carácter seminal da língua enquanto determinante de culturas”.

Seguir-se-á um debate sobre os temas propostos pelos palestrantes.

Pelas 11h30, segue-se o segundo painel, moderado por Aurélio Lopes e intervenções de Clara Cabral – “O património Cultural Imaterial segundo a UNESCO”; Ana Saraiva – “Património Cultural Imaterial no “Ribatejo”: panorama e oportunidades à luz do Inventário Nacional”; João Soares e Sónia Pedro – “Semana Santa e festa do Bodo – património cultural imaterial”.

Depois do debate destes temas os trabalhos são interrompidos para almoço, prosseguindo, à tarde, pelas 15h00, com o terceiro painel moderado por Gabriela Rodrigues e com as intervenções de Carlos Trincão – “Tabuleiros de Tomar – uma festa do povo, pelo povo e para o povo”; António Matias Coelho – “Uma festa curiosa: do Semideiro a Tamazim, a Procissão da Lagartixa” e de Aurélio Lopes – “Festas populares, institucionalizações e motivações patrimoniais”.

Depois do debate, realizar-se-á um quarto painel, desta feita moderado por Luís Mota Figueira, com as participações de Luís Duarte Melo – “Francisco Serra Frazão – etnógrafo e filólogo ribatejano”; Vítor Serrão – “Iconografia artística do Diabo no Ribatejo (séculos XV-XVIII)” e Ernesto Jana – “O território do Médio-Tejo entre o real e um mundo de lendas”, seguidas de debate, pelas 17h30.

Às 18h00, terá lugar a Sessão de encerramento que contará com as presenças da vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Barquinha e de um  representante do Fórum Ribatejo, instituições promotoras deste V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo.

Leia também...

João Gomes Moreira – “Um Percurso de Vida”. Quase autobiografia…

Quando olho para trás, assim em jeito de balanço da vida, o que me ocorre? Muitas coisas, naturalmente. Muitos factos, situações, projectos não realizados,…

Exposição ‘Gigantes Frágeis’ mostra ligação entre Natureza e Humanidade

A Casa do Brasil, em Santarém, recebe deste hoje, sábado (28 de Setembro) ao dia 9 de Novembro, a exposição ‘Gigantes Frágeis’, da autoria…

“O fado é cantar o que sentimos”

Beatriz Felizardo é uma fadista de Coruche que começou a dar os primeiros passos no mundo da música aos oito anos. Este ano, cantou…

‘Eh! Toiro – Festival Taurino’ realiza-se em formato digital na Chamusca

Foto ilsutrativa  A edição deste ano do ‘Eh! Toiro – Festival Taurino’, na Chamusca, realiza-se de 3 a 5 de Outubro, em formato digital…