O V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo vai realizar-se este sábado, dia 28 de Junho, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, a partir das 9h00, hora a que se iniciam os trabalhos com a inauguração da “IV Mostra de Livros sobre Cultura Ribatejana”. 

Terá ainda lugar a apresentação pública do livro de “Actas do IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo”, momento que contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal da Barquinha e do coordenador do Fórum Ribatejo.

Pelas 09h15 os trabalhos prosseguem, desta feita com um momento de homenagem póstuma ao Coronel Matos Gomes, com a leitura de um excerto do seu livro “Geração D: da ditadura à democracia”.

De seguida terão início os painéis de debate com o primeiro moderado por Alves Jana e que contará com as comunicações de Arnaldo Vasques – “O Ribatejo e a guerra civil de Espanha. Encontros de memória”; Manuel Sá – “Património Cultural Imaterial – aprendizagem e partilha, pela jovem associação cultural Vale de Santarém – identidade e memória”; José do Carmo Francisco – “Alguma poesia do Ribatejo”; e de Anabela Leandro Santos – “Shantarin – pelo olhar árabe. O carácter seminal da língua enquanto determinante de culturas”.

Seguir-se-á um debate sobre os temas propostos pelos palestrantes.

Pelas 11h30, segue-se o segundo painel, moderado por Aurélio Lopes e intervenções de Clara Cabral – “O património Cultural Imaterial segundo a UNESCO”; Ana Saraiva – “Património Cultural Imaterial no “Ribatejo”: panorama e oportunidades à luz do Inventário Nacional”; João Soares e Sónia Pedro – “Semana Santa e festa do Bodo – património cultural imaterial”.

Depois do debate destes temas os trabalhos são interrompidos para almoço, prosseguindo, à tarde, pelas 15h00, com o terceiro painel moderado por Gabriela Rodrigues e com as intervenções de Carlos Trincão – “Tabuleiros de Tomar – uma festa do povo, pelo povo e para o povo”; António Matias Coelho – “Uma festa curiosa: do Semideiro a Tamazim, a Procissão da Lagartixa” e de Aurélio Lopes – “Festas populares, institucionalizações e motivações patrimoniais”.

Depois do debate, realizar-se-á um quarto painel, desta feita moderado por Luís Mota Figueira, com as participações de Luís Duarte Melo – “Francisco Serra Frazão – etnógrafo e filólogo ribatejano”; Vítor Serrão – “Iconografia artística do Diabo no Ribatejo (séculos XV-XVIII)” e Ernesto Jana – “O território do Médio-Tejo entre o real e um mundo de lendas”, seguidas de debate, pelas 17h30.

Às 18h00, terá lugar a Sessão de encerramento que contará com as presenças da vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Barquinha e de um  representante do Fórum Ribatejo, instituições promotoras deste V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo.

Leia também...

Marco Rodrigues em espectáculo intimista no Cineteatro da Chamusca

O fadista Marco Rodrigues sobe amanhã, 26 de Fevereiro, ao palco do Cineteatro da Chamusca, pelas 21h00, num espectáculo intimista, inserido no Ciclo Cultural…

Biblioteca de Azambuja alarga horário para servir melhor os utentes

A Biblioteca Municipal de Azambuja vai alargar o seu horário de funcionamento para servir melhor os seus utilizadores. Numa primeira fase, entre os dias…

Música das décadas de 70, 80 e 90 na 6ª edição do Remember Entroncamento

A 6ª Edição do Remember Entroncamento realiza-se no próximo dia 21 de Setembro, na Quinta das Ribeiras, no Entroncamento. Na edição deste ano a…

Abrantes assinala 25 de Abril nas plataformas digitais

As comemorações do 46.º aniversário do 25 de Abril vão ser assinaladas em Abrantes através de vários vídeos evocativos da ‘Revolução dos Cravos’, que…