A Câmara Municipal de Santarém vai manter o envolvimento na concretização do Projecto Órgãos Históricos de Santarém (ÓHS) com o apoio financeiro de 66.000 €.
O valor aprovado inclui a verba de 65.000 € destinada ao “Festival de Órgão de Santarém” (FÓS) e à afinação dos instrumentos, intervenção indispensável à realização dos concertos que integram o Festival. O restante valor vai colmatar uma parte dos encargos financeiros com a reformulação do Site dos ÓHS e manutenção dos órgãos.
O FÓS vai na sua 5ª edição, que este ano se realiza de 24 de Novembro a 3 de Dezembro, tendo como palco os Órgãos Históricos de Santarém numa apresentação do órgão quer como acompanhador quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra.
A proximidade relativa entre os templos onde se encontram estes instrumentos musicais restaurados, fazem da cidade de Santarém um caso único no panorama nacional e, em 2017, o Município de Santarém, a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém assinaram um acordo de parceria que visava revitalizar os Órgãos Históricos de Santarém, enriquecendo a vida cultural dos munícipes e da Cidade, promovendo, divulgando e prestigiando este acervo patrimonial.