A vacinação contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta” está disponível a partir de hoje para jovens com idade igual ou superior a 12 anos, anunciou a `task force´ que coordena o processo.

“Informa-se que a modalidade “casa aberta” fica disponível, a partir de hoje, para todos os utentes com idade igual ou superior a 12 anos”, adiantou a estrutura responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19.

A recomendação da Direção-Geral de Saúde para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de Agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.

Cerca de 150 mil menores foram vacinados contra a covid-19 no último fim de semana, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

PUBLICIDADE

“Cerca de 150 mil crianças foram vacinadas durante este fim de semana, esperando-se que no próximo continue a vacinação desta faixa etária e posteriormente através da casa aberta se possa continuar, para chegarmos entre as terceira e quarta semana [de Setembro] com 85% de esquema vacinal completa”, destacou Lacerda Sales.

Segundo a `task force´ liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, a partir de hoje, os utentes poderão também ser vacinados, através desta modalidade, em qualquer centro de vacinação, desde que recorram ao sistema de senha digital.

“Para esta modalidade, será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única”, referiu a mesma fonte em comunicado, ao adiantar que, para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “casa aberta”, é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e obtenha uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…