A aldeia ribeirinha de Valada foi o palco escolhido para as actividades que assinalaram o Dia Internacional da Juventude nos dias 9 e 10 de Agosto – aos concertos, DJ Set, demonstrações de SKATE e BMX, torneio de paintball, caminhada e BTT, juntaram-se uma exposição de artes plásticas e acções de formação e sensibilização ambiental.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o facto de a área de Educação e Juventude do Município ter chamado os jovens a participar na elaboração do programa, acrescentou às comemorações “criatividade e energia. Já passou o tempo de as instituições proporem actividades aos jovens e ficarem à espera que estes queiram participar, é urgente que as instituições coloquem à disposição dos jovens os seus recursos, para que estes possam construir espaços próprios de participação, partilha e encontro”.

O autarca destacou a participação de associações do concelho e a disponibilidade do Ribatejano Futebol Clube Valadense para integrar a organização das comemorações e para receber os jovens na sua sede.

Valada recebeu programa de actividades desportivas e culturais

Na noite de sexta-feira, dia 9 de Agosto, a sede do Ribatejano Futebol Clube Valadense viu o seu espaço transformado em sala de concertos para receber em palco Mike Skiller, Pérez, Ruído Alternativo, Turma do Rock e The Codfish Band.

Percorrer a pé a Rota da Tapada, puxar pelas equipas de futebol, praticar Chi Kung, abater amigavelmente os amigos num divertido Torneio de Paintball, descobrir as margens do Tejo em BTT, mostrar a perícia nas rampas de Skate e BMX ou testar a elasticidade e a resistência no circuito criado pelo Fitness Factory, foram algumas das actividades que levaram dezenas de jovens a Valada no dia 10 de Agosto, sábado.

O sábado, especialmente dedicado à prática desportiva, houve também espaço para formação jovem com acções na área da sensibilização ambiental. Durante a tarde, decorreu uma Feira de Autor e uma Exposição de Artes Plásticas, enquanto no espaço (IN)Forma-te, decorreu um workshop onde se pôde aprender a construir armadilhas para a vespa asiática, uma acção de formação sobre espécies exóticas invasoras de água doce e um Flashmob Pillowfight para apresentação da acção de mentoria integrada no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) do Cartaxo.

Leia também...

O fisioculturismo uniu-os e agora querem implementar o Fit Pairs em Portugal

Pedro Mateus e Sofia Lúcio, naturais de Santarém, são o primeiro casal…

Fátima recebe em 2022 congresso internacional sobre “Mulher, Mãe e Rainha”

O Santuário de Fátima vai receber, de 24 a 26 de Março…

DGS recomenda medidas de proteção adicionais face ao aumento da temperatura

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou hoje a adoção de medidas de…
Imagem ilustrativa

Dois feridos, um deles grave, em atropelamento seguido de fuga

Um atropelamento seguido de fuga provocou esta quinta-feira, 20 de Junho, dois…