A aldeia ribeirinha de Valada foi o palco escolhido para as actividades que assinalaram o Dia Internacional da Juventude nos dias 9 e 10 de Agosto – aos concertos, DJ Set, demonstrações de SKATE e BMX, torneio de paintball, caminhada e BTT, juntaram-se uma exposição de artes plásticas e acções de formação e sensibilização ambiental.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o facto de a área de Educação e Juventude do Município ter chamado os jovens a participar na elaboração do programa, acrescentou às comemorações “criatividade e energia. Já passou o tempo de as instituições proporem actividades aos jovens e ficarem à espera que estes queiram participar, é urgente que as instituições coloquem à disposição dos jovens os seus recursos, para que estes possam construir espaços próprios de participação, partilha e encontro”.

O autarca destacou a participação de associações do concelho e a disponibilidade do Ribatejano Futebol Clube Valadense para integrar a organização das comemorações e para receber os jovens na sua sede.

Valada recebeu programa de actividades desportivas e culturais

Na noite de sexta-feira, dia 9 de Agosto, a sede do Ribatejano Futebol Clube Valadense viu o seu espaço transformado em sala de concertos para receber em palco Mike Skiller, Pérez, Ruído Alternativo, Turma do Rock e The Codfish Band.

Percorrer a pé a Rota da Tapada, puxar pelas equipas de futebol, praticar Chi Kung, abater amigavelmente os amigos num divertido Torneio de Paintball, descobrir as margens do Tejo em BTT, mostrar a perícia nas rampas de Skate e BMX ou testar a elasticidade e a resistência no circuito criado pelo Fitness Factory, foram algumas das actividades que levaram dezenas de jovens a Valada no dia 10 de Agosto, sábado.

O sábado, especialmente dedicado à prática desportiva, houve também espaço para formação jovem com acções na área da sensibilização ambiental. Durante a tarde, decorreu uma Feira de Autor e uma Exposição de Artes Plásticas, enquanto no espaço (IN)Forma-te, decorreu um workshop onde se pôde aprender a construir armadilhas para a vespa asiática, uma acção de formação sobre espécies exóticas invasoras de água doce e um Flashmob Pillowfight para apresentação da acção de mentoria integrada no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) do Cartaxo.

Leia também...

Festival de jazz com três concertos de entradas gratuitas em Vila Nova da Barquinha

A Praça da República, em Vila Nova da Barquinha é o palco…

PSP divulga radares para o mês de Setembro

O Comando Distrital da PSP de Santarém divulgou, recentemente, a localização das…

Silvex encerrada para descontaminação após trabalhador dar positivo ao Covid-19

A empresa de plásticos Silvex está hoje a fazer uma descontaminação total…

VÍDEO | Primeiro centro de cycling do Ribatejo inaugurado no Arripiado

O primeiro centro de cycling do Ribatejo foi inaugurado na manhã desta…