O fotógrafo escalabitano Valter Antunes está entre os 10 finalistas do prémio para Fotógrafo Europeu do Ano 2020, um prémio atribuído pela Federação de Fotógrafos Profissionais Europeus. A eleição ocorre no próximo dia 22 de Março, em Roma.
O objectivo deste concurso é ajudar a promover a profissão fotográfica e elevar o nível dos padrões profissionais, segundo a organização. É também uma forma de dar um reconhecimento justo àqueles que trabalham neste sector de acordo com os mais altos níveis de qualidade e profissionalismo.
Valter Antunes nasceu em Santarém, a 8 de Maio de 1978. Seguindo as pisadas dos familiares – é irmão do conhecido músico David Antunes – começou carreira na música aos quatro anos.
A paixão pela fotografia veio mais tarde. Em 2010, em conjunto com a esposa, Paula Antunes, criou a “Fotolux – Wedding Photography”, uma empresa dedicada exclusivamente à fotografia de casamentos que tem sede em Portugal mas faz trabalhos além fronteiras.
O fotógrafo foi distinguido como Fotógrafo do Ano em 2019 e nomeado para Melhor Fotógrafo Internacional de Casamentos em 2018.
O seu trabalho tem sido bastante reconhecido internacionalmente nos últimos anos.
A Federação de Fotógrafos Profissionais Europeus ou Federação de Fotógrafos Europeus é uma organização sem fins lucrativos que organiza associações nacionais de fotógrafos profissionais na área geográfica representada pelo Conselho da Europa e possui organizações membros em cerca de 29 países.