A Câmara Municipal de Santarém deu conta das obras que se encontram a iniciar, em curso ou em fase de conclusão na cidade e no concelho de Santarém.

Segundo a autarquia, iniciaram esta semana duas obras de grande importância na cidade. A primeira é a qualificação da Avenida António dos Santos e ruas adjacentes. Esta empreitada teve início na zona da Imaculada Conceição, junto à Estrada das Quebradas, onde estão a decorrer trabalhos de arqueologia, fundações e pavimentos.

Outra obra que iniciou recentemente é a conservação e beneficiação exterior da Igreja de S. João de Alporão. A empreitada está orçada em 900 mil e tem um prazo de execução de 270 dias. A obra pretende colmatar diversas patologias verificadas na estrutura. A intervenção vai incidir, na primeira fase, no tratamento dos paramentos exteriores e cobertura, com o objectivo de minimizar os efeitos das agressões externas.

PUBLICIDADE

A Câmara de Santarém prevê em breve iniciar a obra de requalificação do Largo da Alcáçova e Avenida 5 de Outubro. Esta empreitada estende-se a um área global de 8800 m2 e integra o eixo de ligação da Av. 5 de Outubro, junto ao emblemático Jardim Portas do Sol. A obra visa restituir o adro da Igreja de Santa Maria da Alcáçova e a vivência urbana que lhe é associada. A requalificação contempla a zona histórica, o Adro em Lajedo de pedra calcária, a preservação das Olaias e a recuperação do Eixo da Avenida 5 de Outubro com o Jardim Portas do Sol, mantendo o número de lugares de estacionamento existentes.

No capitulo das obras em curso, encontra-se a estabilização da Encosta de Santa Margarida, onde nesta fase se está a construir duas escadas de acesso ao miradouro, através da Avenida 5 de Outubro.

A reabilitação dos edifícios do Bairro Calouste Gulbenkian, em Alfange, que tem um investimento de mais de um milhão de euros, encontra-se também a ser efectuada a bom ritmo.

Outra obra iniciada recentemente, é a estabilização da Igreja de Santa Iria da Ribeira de Santarém. Nesta empreitada o objectivo prende-se com a reabilitação e estabilização global de todo o edifício classificado como Imóvel de Interesse Público. As áreas anexas necessárias ao normal funcionamento do serviço paroquial na igreja e áreas exteriores envolventes estão também incluídas na empreitada.

Fora da cidade de Santarém, encontra-se em andamento e já na sua fase de acabamento a construção do Pavilhão Desportivo da EB 2/3 de Alcanede.

Na Ribeira de Santarém estão em fase de conclusão as obras de requalificação da Praça Oliveira Marreca. Neste momento estão a decorrer os trabalhos de calcetamento do Largo e colocação de árvores, a que se segue a colocação diversos equipamentos urbanos. O objectivo é o de beneficiar o espaço público e convidar à estadia e convívio, naquele que é considerado como o Largo principal da Ribeira de Santarém.

Já a requalificação do Largo do Mosteiro de Santa Maria de Almoster tem prevista para Julho a conclusão da primeira fase. Decorrem ainda os trabalhos de componente arqueológica desta zona histórica de Almoster. A fase seguinte vai a requalificar o espaço exterior: o largo, o Claustro exterior e terreiro de Almoster, de modo a oferecer novas vivências e promover a articulação deste espaço com a envolvente e conjunto monástico.

A conservação da Estrada de Vale D’Água/Abrã está praticamente concluída, faltando apenas trabalhos de alcatroamento. Esta empreitada integra a conservação e Manutenção de Estradas do concelho de Santarém.

No âmbito da requalificação do edificado escolar, encontra-se em conclusão a beneficiação da Escola Básica 1 e Jardim de Infância de Amiais de Baixo. A obra contempla a substituição da cobertura de fibrocimento, a requalificação do espaço de jogo e recreio e a implementação de nova instalação eléctrica, entre outras intervenções.

PUBLICIDADE
1 comment
  1. E quanto ao Edifício do antigo Mercado Municipal, que continua a degradar-se aceleradamente? Nada foi feito para acabar as obras e nem sequer para evitar que as intempéries o degradem rapidamente. Até a cobertura de plásticos está em frangalhos e as ervas vão tomado conta de tudo.

Comments are closed.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…