Imagem ilustrativa

Os distritos mais a sul de Portugal continental estão desde a madrugada com aviso laranja devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes, segundo o IPMA.

Os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso laranja até às 15:00 enquanto Lisboa e Setúbal até às 12:00 de hoje.

Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje por causa das trovoadas frequentes e dispersas.

A previsão de precipitação para o Algarve levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar na quinta-feira a população daquela região para episódios de vento e chuva “forte e muito frequente” que poderão causar cheias ou inundações, e pediu para só serem feitas deslocações essenciais.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também hoje os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre sob aviso amarelo por causa da chuva forte e acompanhada de trovoada até às 15:00.

Já os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 21:00 de hoje.

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre voltam a estar com aviso amarelo entre as 03:00 e as 15:00 de sábado por causa da chuva forte e acompanhada de trovoada.

O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da chuva para a costa norte, costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira até às 09:00 de hoje.

A costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão também sob aviso amarelo entre as 12:00 de sábado e as 00:00 de domingo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com a 4 a 4,5 metros.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoadas, vento forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda e em Viseu) e os 18 (em Lisboa e em Setúbal) e as máximas entre os 16 (na Guarda e em Viseu) e os 24 (em Évora, Setúbal e Santarém).

Para o arquipélago da Madeira a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até final da manhã, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vento moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, em especial nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 22 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 22 e os 25 graus.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…