O programa cultural Verão in.Str – Festival das Artes e da Cultura está de regresso com mais de uma centena de propostas para todos os gostos, no centro histórico, nos diferentes bairros da cidade e nas freguesias do Concelho de Santarém. A programação da edição de 2023 deste grande evento, que se realiza entre os dias 17 de junho e 23 de setembro, foi apresentada esta quarta-feira, 7 de junho, dia dedicado a Santarém, na Feira Nacional de Agricultura. A iniciativa Verão in.Str é organizada pelo Município de Santarém em parceria com várias entidades e agentes culturais da região.
A abertura oficial do in.Str terá lugar no sábado, dia 17 de Junho, com o já tradicional brinde solsticial, às 21h30, no Largo do Seminário, seguido de mais uma edição do Festival de Folclore ‘Da Aldeia à Cidade’, promovido pelo Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito. Este ano, o Festival de Folclore conta com a participação do Rancho Folclórico São Bartolomeu de Messines (Faro); do Rancho Folclórico e Etnográfico de Arzila (Coimbra); do Rancho Folclórico Soutos da Caranguejeira (Leiria); do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos) e do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito (Almoster).
Na manhã, de sábado, dia 17 de junho, as aulas abertas de yoga voltam ao Jardim Portas de Sol, depois de três anos e interregno. É às 11 horas, numa organização da Associação Movimento Aberto (AMA) e da Federação Portuguesa de Yoga.
Mais tarde, às 17 horas, a Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral recebe a mesa redonda ‘O que pode um arquivo’ moderado por Ana Bigotte Vieira. Um projeto com curadoria de Carlos Manuel Oliveira e que conta com os oradores Ana Dinger, Paula Parente Pinto e Ricardo Seiça Salgado. Produção: Associação Parasita em Co-produção com o Município de Santarém/Santarém Cultura; Apoio: Direção Geral das Artes- Governo de Portugal.
Programação estende-se novamente a bairros periféricos da cidade e freguesias
O regresso do projeto que vai animar toda estação ao longo dos três meses de Verão (do Solístico ao Equinócio), chega novamente a espaços fora do centro histórico de Santarém. Assim, para além do planalto, a programação inclui bairros periféricos da cidade e também as freguesias do Concelho de Santarém.
Espetáculos às quintas, sextas-feiras e sábados em distintos palcos
Ao longo dos três meses de duração da edição do Verão in. Str 2023 – Festival das Artes e da Cultura, vão realizar-se múltiplos eventos às quintas, sextas-feiras e sábados em distintos palcos na cidade.
Os ritmos e tambores de Cabo Verde do grupo Tafunamba fazem parte da programação, assim como Xambra, o espetáculo de flamenco e sevilhanas, Lázaro, Stonebones & Spagetti (blues), Dançarém (encontro para dançar músicas tradicionais, do Ribatejo, da Europa e do mundo), Mariana Camacho , Kicu, assim como Marsuppiane, acordeões e fados (Caneiras), o espetáculo com a banda e coro da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, a apresentação do livro ‘Serranos, Campinos e Bairrões’, de Francisco Serra Frazão e Luís Duarte Melo, o espetáculo de Final de Ano da UTIS – Universidade da Terceira Idade de santarém (UTIS), o concerto com a harpista espanhola Angélica Salvi e a performance poética com Samuel Pimenta, entre muitos outros.
Do cartaz destaque para a Serenata Monumental do Centro Cultural Regional de Santarém, o workshop-performance ‘Arranjo Floral’ do coreógrafo, bailarino e designer floral Filipe Pereira, o concerto ‘Remember 70,80,90’, o Tributo a Trovante e não só.
Dino D’Santiago, Kumpania Algazarra
Num evento já com esta dimensão, há sempre muita música por onde escolher. No cartaz deste ano encontramos o concerto com Dino D’Santiago, nome incontornável da música atual portuguesa, com a apresentação do último trabalho ‘Badiu’ que inclui os temas ‘Lokura’ e ‘Esquinas’. O músico e ativista é uma voz do mundo e da multiculturalidade conjugando a tradição cabo-verdiana com a contemporaneidade da música eletrónica global.
Já banda Kumpania Algazarra promete muita folia, energia e boa disposição.
A não perder também é os espetáculos ‘Symphonic Rock’ com a banda da Sociedade Filarmónica da Gansaria & Sunset 91 e ‘Top Singles de Portugal’ pela Banda Filarmónica do Xartinho, encontro de Danças de Salão que reunirá várias escolas de dança do Concelho, ‘Evolução do Homem’ pelos Human´Arte, assim como o espetáculo ‘Ópera para Todos’, no dia em que culmina o Festival das Artes e da Cultura (23 de setembro).
Músicas do Mundo
O projeto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, na programação do in.Str 2023 vai juntar em julho espetáculos de registos quase esquecidos.
As sonoridades afegãs chegam através de Ustad Fazel Sapand, no dia 20 de julho, às 22 horas, na Fonte das Figueiras.
Depois é a vez da música cigana com Toy (António) e Emanuel Rosado, no dia 22, no Largo Padre Chiquito, também às 22 horas
E a 3 de agosto, Sílvio Rosado, multi-instrumentista dá um concerto no Jardim da Biblioteca Municipal de Santarém (22 horas).
Espetáculo comunitári0 ‘Um Canto de Liberdade’
Outro dos pratos fortes é ‘Um Canto de Liberdade’, um projeto de teatro musical com encenação histórica e comunitária da responsabilidade do encenador artista luso-brasileiro Amauri Alves em parceria com Henrique Dias Alves. As músicas e direção musical estão a cargo do compositor Flávio Medeiros.
O teatro musical que assinala a passagem dos 50 anos sobre o dia do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974 será apresentado de 6 a 8 de julho, em três sessões, na parada da antiga Escola Prática de Cavalaria.
A proposta de dramaturgia, segundo Amauri Alves “é manter viva na memória dos participantes e do público como foi a ditadura e os males por ela causados, ao mesmo tempo em que são enaltecidas as pessoas que lutaram pela liberdade de todo o povo português”, frisando que é “bom lembrar e relembrar sempre, para que a história não se repita.
Amauri Alves é especialista na criação e na produção de grandes espetáculos históricos tendo no seu currículo várias iniciativas no Brasil com milhares de pessoas envolvidas e em Portugal foi encenador do maior teatro musical de rua do país, realizado em Vila do Conde de 2015 a 2019. Recentemente encenou com os residentes do concelho de Santarém o espetáculo de Natal ‘A Estrela Guia’, que percorreu várias freguesias do Concelho, no âmbito do Projeto Itiner’Arte.
Cinema e documentários às quartas-feiras no Sacapeito
Assistir a um filme ao ar livre sob o céu estrelado, numa noite de verão tem, de fato, o seu encanto. À semelhança do ano passado, as noites de quartas-feiras são dedicadas ao cinema no Sacapeito junto às Piscinas Municipais principalmente com programação com curadoria do Cineclube de Santarém e duas sessões com curadoria do Núcleo Rasgo e Waves of Youth.
Na grande tela destaque para as projeções dos documentários ‘A Feira’ – Uma reflexão sobre as artes de rua de Patrícia Poção (rodado durante a construção do espetáculo de rua ‘A Feira’, que teve lugar em maio de 2022, no Jardim da Liberdade e ‘BUTTS’ de Carolina Semrau e Augusto Lima. BUTTS é inspirado na aventura ‘The Butt Hike’ do The Trash Traveler em 2021. Neste ano, o The Trash Traveler e a sua equipa percorreram 38 cidades em Portugal para recolher 1,1 milhões de beatas de cigarro em 2 meses, com a ajuda de 600 pessoas e 70 ONGs e iniciativas ambientais. O objetivo foi chamar a atenção à problemática do descarte errado do item número 1 de lixo encontrado nas praias de todo o mundo e ao seu impacto no ambiente.
Programa para crianças e famílias aos sábados
Aos sábados, de manhã e de tarde, a programação é centrada nas crianças e nas famílias, percorrendo alternadamente as ruas do Centro Histórico, o Jardim de Cima, o Alto do Bexiga, a Ribeira de Santarém, o Jardim de São Domingos, o Skate Parque, a Fonte das Figueiras, o Bairro das Trigosas e o Sacapeito.
Em vários locais da cidade vai este ano passear ‘Elvis Presley e Ernesto – Rock n´LOL’, uma improvável dupla que garantirá muitos momentos de alegria e de boa disposição, pela mão do ator Paulo Patrício. Paulo Patrício encarna ainda outra personagem ‘Raquel Maria – Vai tudo a Eito’. Uma mulher furação de pelo na venta, maníaca compulsiva por arrumações e limpezas. Raquel Maria por onde passar vai pôr tudo em “pratos limpos” e “cada coisa no seu devido lugar”. Não haverá tempo para tristezas nem pó. Só risos limpinhos.
A linha da programação inclui igualmente artes circenses, jogos e brinquedos tradicionais, palhaços do Veto Teatro Oficina, Histórias com Aqui Há Gato, Histórias com Teatro Dentro e Histórias Dançadas.
in.Tradição aos sábados com o INATEL
Também aos sábados é dado relevo aos aspetos da tradição, da etnografia e do folclore. Assim, aos sábados de manhã, a partir das 10h30, através da iniciativa in.Tradição o mundo rural invade as ruas do centro histórico trazendo usos e costumes, música, dança, gastronomia e a recriação de atividades agrícolas campesinas, contribuindo para a dinamização do comércio local, numa parceria com o Inatel. No total serão onze grupos representativos da região e do distrito de Santarém, numa parceria com o Inatel.
Festival de Estátuas Vivas está de volta de 11 a 13 de agosto
Em edições anteriores do Verão in.Str, o Festival de Estátuas Vivas de Santarém transformou por completo o espaço do centro histórico da cidade durante horas. Este ano não será diferente com a realização da IV edição do Festival que terá lugar no segundo fim-de-semana de agosto (11, 12 e 13) e constituirá uma vez mais um dos pontos altos de animação de rua e da programação, visando incentivar e divulgar a criação artística nas artes performativas. O evento dinamizado pelos Quideia conta com vinte estátuas, das quais quatro são de reconhecidos profissionais da arte. A animação vai estar a cargo da Fanfarra Bizarra.
Rock da Velha e Cartaxo Sessions na Casa do Campino
Outra parte incontornável do programa do Verão in.Str é o Rock, retomando a habitual parceria com as associações: Rock da Velha de Pernes e Cartaxo Sessions. Os concertos terão lugar na Casa do Campino, às 21h30.
O primeiro concerto é no dia 15 de julho (Rock da Velha) e o segundo no dia 16 de setembro (Cartaxo Sessions).
Programação Projeto Vilas e Itiner’Arte
O in.Str 2023 aposta forte este ano na descentralização e itinerância da cultura em várias vilas e freguesias do Concelho com uma programação rica e diversificada para um verão repleto de criatividade e de entretenimento.
A programação inclui 27 eventos desde arte urbana com o artista Bigod (João Domingos), passando pelo teatro ‘A Mulher que Cozinhou o Marido’, adaptação de Debbie Iditt, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno, ‘O Inspector Geral’, de Nikolai Gogol pelos alunos do 11º ano do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e ‘Inquieto’ pelo Poético Paralelo Associação até ao cinema e residências artísticas ‘Memória e Aquivo’ pela Rasgo, Waves of Youth que envolvem a comunidade local.
Destaque também para o projeto de dança contemporânea ‘Dançar com… Liberdade’, com as comunidades das várias freguesias da responsabilidade da Academia de Dança e Expressão Cultural do Círculo Cultural Scalabitano.
Outra das propostas desafiadoras deste ano é as ‘Árvores que Tocam’, um projeto do Laboratório Rural com concertos musicais com Julieta Silva à sombra de árvores musas, carismáticas, acarinhadas por todos e do povo que integram a memória coletiva local.
Julieta Silva, música e investigadora em Etnomusicologia prestará homenagem a estes seres vivos através de temas do Cancioneiro popular, contos e lendas de tradição oral, excertos de tesouros da literatura nacional que a elas fazem referência.
Será, no fundo, uma grande homenagem às árvores que (nos) tocam com música das raízes.
De referir que o projecto Laboratório Rural tem como foco o desenvolvimento de ações de sensibilização, preservação e dinamização de práticas rurais sustentáveis, no reencontro da sustentabilidade perdida.
A música marca ainda presença com dois concertos: ‘Trio Invictus’, O Piano Romântico – 150 anos de Nascimento de Sergei Rachmaninov e ‘Ancta’, Ensemble Vocal Aura com obras de Hidegarda Von Bingen, Maurice Duruflé e Alfredo Teixeira, numa proposta do Cistermúsica.
XXX Encontro de Coros, Semana do Piano, Festival FAAMA, Pictorin e Festival de Folclore Celestino Graça
Paralelamente ao in. Str 2023 outros projectos juntar-se-ão à restante programação. São eles: XXX Encontro Coros do Ribatejo, no dia 25 de junho, a partir das 15h30, em várias igrejas da cidade com organização do Círculo Cultural Scalabitano, Semana do Piano de 2 a 6 de julho, numa organização do Conservatório de Música de Santarém; Festival das Artes Praticadas na Associação Movimento Aberto (FAAMA), a 2 de setembro, com organização da Associação Movimento Aberto, no Jardim da República; PICTORIN de 4 a 9 de setembro este ano sob o tema ‘Cinema’, na Incubadora de Artes e no centro histórico da cidade e o Festival Internacional Celestino Graça de 6 a 10 de Setembro, na Casa do Campino.