Os Verdes querem saber se o Ministério do Ambiente tem avaliado os impactos da extracção de areia no Tejo junto à ponte Salgueiro Maia, em Santarém, nomeadamente quanto à alteração do perfil do rio e à segurança dos pilares.

Numa pergunta entregue no parlamento pela deputada Mariana Silva, Os Verdes questionam o ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre a licença para a extracção de inertes no rio Tejo, junto à ponte, qual a sua duração e se têm sido realizadas vistorias submarinas de avaliação aos pilares da ponte.

Sublinhando “o estado de assoreamento do rio Tejo, de Abrantes até ao estuário” – agravado pela extracção de inertes, que gera alterações no perfil do rio e cria “canais de pressão do caudal sobre as infra-estruturas existentes, nomeadamente os pilares das pontes, podendo provocar o seu descalçamento” -, o partido questiona o que leva a que continue activo o areeiro que, “há mais de 10 anos”, actua na margem direita do rio, “a cerca de dois quilómetros” da ponte Salgueiro Maia.

Segundo o texto entregue no parlamento, esta extracção continuada no mesmo local “vai agravando e aprofundando o canal junto a esta margem, enquanto os inertes se acumulam na margem oposta, criando assim uma pressão diferenciada do caudal sobre os pilares da ponte e consubstanciando um verdadeiro risco para os mesmos”.

Leia também...

Cerimónias fúnebres de Maria Inês marcadas e concerto solidário adiado

As cerimónias fúnebres de Maria Inês, a estudante que faleceu na passada quinta-feira, 2 de Janeiro, vítima de leucemia mieloide aguda, já estão marcadas…

Hugo Pedrosa mantém presidência da Associação Comercial de Santarém

A nova direcção da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) para o triénio 2019-2021 tomou posse ontem, dia 7 de Março. Hugo Pedrosa…

Programação “Verão In. Str… é um Espanto!” de 27 de Julho a 02 de Agosto

Street Food In.Str Magical Lights Food Fest e SoundSet Fest Várias carrinhas do “Street Food In. Str Magical Lights Food” e o SoundSet Fest vão estar…

Santarém monitoriza qualidade do ar e quer reduzir uso individual do automóvel

A Câmara de Santarém vai apresentar, na quinta-feira, o relatório da monitorização da qualidade do ar realizada em 15 locais do concelho com o…