Os Verdes querem saber se o Ministério do Ambiente tem avaliado os impactos da extracção de areia no Tejo junto à ponte Salgueiro Maia, em Santarém, nomeadamente quanto à alteração do perfil do rio e à segurança dos pilares.

Numa pergunta entregue no parlamento pela deputada Mariana Silva, Os Verdes questionam o ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre a licença para a extracção de inertes no rio Tejo, junto à ponte, qual a sua duração e se têm sido realizadas vistorias submarinas de avaliação aos pilares da ponte.

Sublinhando “o estado de assoreamento do rio Tejo, de Abrantes até ao estuário” – agravado pela extracção de inertes, que gera alterações no perfil do rio e cria “canais de pressão do caudal sobre as infra-estruturas existentes, nomeadamente os pilares das pontes, podendo provocar o seu descalçamento” -, o partido questiona o que leva a que continue activo o areeiro que, “há mais de 10 anos”, actua na margem direita do rio, “a cerca de dois quilómetros” da ponte Salgueiro Maia.

Segundo o texto entregue no parlamento, esta extracção continuada no mesmo local “vai agravando e aprofundando o canal junto a esta margem, enquanto os inertes se acumulam na margem oposta, criando assim uma pressão diferenciada do caudal sobre os pilares da ponte e consubstanciando um verdadeiro risco para os mesmos”.

Leia também...

Atleta da Moçarria apurada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Maria Martins, ciclista natural da Moçarria, concelho de Santarém, vai marcar presença nos Jogos Olímpicos (JO) Tóquio 2020. A atleta é para já a…

Aumenta para três o número de mortes em lar de Ourém

O número de mortes associadas à covid-19 num lar em Alburitel, concelho de Ourém, aumentou para três, num surto que infectou 49 pessoas, entre…

Operação do SEF em Santarém identifica 150 imigrantes potenciais vítimas de tráfico de pessoas

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou 150 estrangeiros como potenciais vítimas dos crimes de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal numa…

Relações económicas e comerciais entre Marrocos e Portugal têm aumentado de forma constante

Marrocos é um país a que as empresas portuguesas devem estar atentas, no que diz respeito às oportunidades de exportação. Esta é a conclusão…