O Município do Cartaxo está a distribuir um aviso à população de todo o concelho, para esta saber identificar e detectar a presença da vespa velutina. A iniciativa da Autarquia surge na sequência da detecção de duas situações a envolver esta espécie em Vale da Pedra e na Lapa.

No aviso distribuído à população, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, exorta os munícipes a reportar ao Serviço Municipal de Proteção Civil do Município (SMPC) a presença da vespa asiática.

Num comunicado enviado ao Correio do Ribatejo, o autarca esclarece que no concelho do Cartaxo já foram identificadas duas situações.

“Em Vale da Pedra foi detectado um ninho primário já abandonado pelas vespas, que foi retirado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. Na Lapa foram encontradas várias vespas asiáticas junto de colmeias, tendo sido recolhidas algumas amostras desta espécie” refere o presidente.

No caso da Lapa, o alerta foi dado por um apicultor da zona e nas buscas realizadas pela GNR e pelos serviços municipais para detectar a presença da espécie “não foi encontrada qualquer ninho”, refere a mesma nota.

No aviso lançado pelo município, é pedido à população que se mantenha alerta e que os apicultores “devem dar especial atenção às recomendações das autoridades”.

A vespa velutina é uma espécie mais agressiva do que a vespa europeia e ao sentir-se ameaçada reage de forma agressiva, podendo mesmo realizar uma perseguição durante centenas de metros.


Como identificar?
A vespa velutina também chamada de vespa asiática, é uma vespa de grandes dimensões (rainhas: corpo +/- 3 cm, obreiras: corpo +/- 2,5 cm). A cabeça é preta com face laranja/amarelada. Os ninhos têm uma forma redonda ou em pêra com cerca de 1 metro de altura e 80 cm de diâmetro, em árvores com mais de 5 metros de altura. A entrada e saída dos ninhos é feita por um orifício lateral.

O que fazer?
Não deve, em qualquer circunstância, destruir o ninho, pois existe o risco de disseminar as vespas que constroem novos ninhos. Em caso de avistamento de algum ninho, deve comunicar de imediato para o portal www.sosvespa.pt<http://www.sosvespa.pt>, para a linha SOS Ambiente 808 200 520 ou no caso de viver no concelho do cartaxo, para o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município do Cartaxo através do 243 700 288

Leia também...

Abraço à escola e exposição “Um Universo de Saber” no arranque dos 175 anos da Escola Sá da Bandeira

A Escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém comemora hoje 175 anos…

Festas em honra de Nossa Senhora da Glória em Glória do Ribatejo de 24 a 27 de Agosto

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória decorrem de 24…

Pai Natal anima ruas de Santarém

A cidade de Santarém recebeu hoje, dia 13 de dezembro, a Parada…

19 utentes de lar ilegal em Casével estão no hospital de Abrantes

 Os 19 utentes de um lar ilegal no concelho de Santarém que…