VÍDEO| Almeirim prepara nove dias de festa

Inauguram este sábado, dia 15, as Festas que assinalam a elevação de Almeirim a cidade. De cariz popular, a festa dura nove dias – até 23 de Junho – e assenta nas suas associações e colectividades que têm as habituais tasquinhas junto aos jardins da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval.

Mas, ao longo destes dias de animação, não faltarão outros motivos de interesse. Para além da música, também as largadas e vacadas irão estar presentes em quase todas as noites, e serão rainhas e senhoras desta festa ribatejana que divulga também as principais áreas de negócio do concelho e as suas tradições.

Além da gastronomia regional servida a preceito nas tasquinhas, o programa das festas da cidade inclui ainda muitas actividades desportivas e concertos para todos os gostos. Este ano, sobem ao palco principal os músicos Olavo Bilac, David Antunes, Micaela e Bárbara Bandeira, que encerra as festa com um concerto marcado para as 22h00 de domingo.

PUBLICIDADE

Em termos de programação, para este sábado, dia 15, a inauguração está marcada para as 19h00, animada pelos Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim. A par desta iniciativa, decorre a inauguração da pintura de Paulo Serra, intitulada: “Um olhar sobre Almeirim”, no Átrio da Biblioteca. Pelas 21h00 está marcada uma Aula de Zumba [com Joana Pernas] – Ginásio «Mexa essas Pernas» e, no Palco 2, pelas 22h00 haverá o tradicional Festival de Folclore no Palco Principal, organizado pelas “Velhas Guardas Folc. Casa do Povo de Almeirim”. Pelas 00h00 está marcada a primeira Picaria das festas, no Picariódromo. A noite encerra com as Almeirim Night Sessions, no Kartódromo (serviço TUA especial – gratuito).

Domingo, será marcado, pelas 09h30, pelo V Encontro Vespas d’Almeirim – motas clássicas [recinto]. Às 10h00, haverá Largada de Pombos – U. Columbófila de Almeirim (recinto) e, pelas 21h00 – Oficina de Teatro e Dança pela Associação Proabraçar [recinto]. Pelas 21h30, actua o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo [Palco 2] e, pelas 22h00, está marcado o Concerto pela Banda Marcial de Almeirim [Palco Principal]. Às 00h00 começa mais uma Picaria [Picariódromo] .

Na segunda, pelas 21h30 o Rancho Folc. Velhas Guardas Fazendas de Almeirim actua no Palco e, pelas 22h00, haverá um Tributo aos Xutos & Pontapés (Palco Principal).

Terça-feira é a vez da actuação, pelas 21h30, do Rancho Folc. Infantil de Fazendas de Almeirim, no Palco 2 e, pelas 22h00, está marcada a Marcha do CRIAL (Avenida). Pelas 22h30, haverá o espectáculo Sons do Tempo – Tradicional / Folk, no Palco Principal.

Quarta-feira, dia 19, pelas 19h45 , está marcada a actividade desportiva “Correr nas Festas” – atletismo popular e, pelas 22h30, David Antunes sobe ao Palco Principal das festas. A noite encerra com Picaria [Picariódromo] e haverá a segunda sessão das Almeirim Night Sessions, no Kartódromo (serviço TUA especial – gratuito).

Na quinta-feira, assinala-se o Dia da Elevação de Almeirim a Cidade. Pelas 19h00 actuam os Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim, que estarão responsáveis pela animação do recinto. Pelas 21h30 actua o Rancho Folc. Infantil “Os Camponeses da Raposa” [Palco 2] e, pelas 22h00, haverá a “Grande Marcha da Lapa” [Avenida]. Às 22h30 haverá o espectáculo Wariações – Tributo a António Variações (Palco Principal).

Na sexta-feira, Olavo Bilac apresenta- -se em concerto no Palco Principal, pelas 21h00. A noite termina com Picaria e com mais uma edição da Almeirim Night Sessions, no Kartódromo.

O sábado está reservado para a actuação, pelas 21h30, da Escola de Folclore do R.F. Casa do Povo de Almeirim [Palco 2]. Às 22h00 haverá Marcha de Ben ca do Ribatejo [Avenida] e, pelas 22h30, Micaela sobe ao Palco Principal. A encerrar a programação, haverá, pelas 00h00, Picaria e a Almeirim Night Sessions.

O último dia das Festas da Cidade de Almeirim, domingo, dia 23, terá pelas 9h30 o “Passeio dos Clássicos” automóveis. Pelas 19h00, voltam a brindar os presentes o grupo dos Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim, para que, pelas 21h30 actua Rancho Folclórico os Camponeses da Raposa. As festas encerram com o concerto de Bárbara Bandeira, que dará o seu espectáculo pelas 22h00.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS