A Associação Casa dos Beirões no Ribatejo assinala no próximo domingo, dia 13 de Outubro, o seu 19.º Aniversário, no complexo Turístico Quinta das Acácias – Gato Preto, em Rio Maior.
Com perto de 700 famílias associadas, com ligações à região das Beiras e a residir no Ribatejo, esta associação tem em curso as obras de construção do seu Complexo Social, situado no bairro do Graínho em Santarém, sendo que a conclusão desta fase das obras o principal objectivo da actual direcção.
Este espaço pretende ser uma resposta social com espaço livre, fora de quatro paredes, e irá ter a funcionar a valência de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, num edifício com 1100 m2, equipado com refeitório, sala de bem-estar, ginásio para fisioterapia e outros equipamentos, onde funcionará também a sede da associação. No futuro, está projectado um Lar com mais mil m2, ficando ainda assim com uma área exterior de cerca de 300 m2 para actividades com os utentes.
Para a construção do Centro de Dia, em terreno cedido pela autarquia escalabitana, a associação contou e continua a contar apenas com os donativos dos seus sócios, uma vez que o financiamento comunitário não está disponível para construções novas, apenas para obras nas já existentes.
Fundada em 2000, esta associação surge de uma ideia que começou com o sentido de convívio entre Beirões e que se foi alargando, tendo hoje já sócios que não são naturais das Beiras, mas que têm grande afinidade com a região. Além deste grande objectivo de colocar de pé o Complexo Social, a associação tem desenvolvido ao longo destes 19 anos de existência várias actividades culturais.