Cerca de 20 pessoas ficaram desalojadas esta quarta-feira, 15 de Janeiro, após o prédio onde moravam ter sido evacuado por razões de segurança devido ao perigo de derrocada, em Santarém.

O edifício, localizado na Avenida 25 de Abril, foi evacuado devido à queda de elementos estruturais e à existência de fissuras no edifício, onde está suportada toda a estrutura.

José Guilherme, comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém e coordenador da Proteção Civil municipal, disse que na sexta-feira será feita uma avaliação técnica por uma equipa da Comissão Técnica de Vistorias do município, que inclui engenheiros, arquitectos e geólogos, para determinar se os residentes podem ou não regressar ao edifício.

Segundo o comandante, a situação tem origem em obras não licenciadas realizadas por um dos moradores nuns anexos, que incluíram a construção de uma piscina, numa intervenção com escavações em zona de barreira, mexendo com elementos estruturais do edifício. A situação foi agravada pelas recentes intempéries e pelas chuvas dos últimos dias.

José Guilherme afirmou que a situação tem vindo a ser acompanhada pelo município, que já tinha emitido uma notificação ao proprietário.

“Não podemos correr riscos”, disse, sublinhando que a prioridade da Proteção Civil é “a defesa de pessoas e bens”, lema que ditou a decisão tomada hoje e que vigorará até que seja conhecido o resultado da avaliação marcada para sexta-feira.

Paula Gomes, uma das habitantes do edifício onde mora há quase 30 anos, garante ter ficado estupefacta com a situação pois não imaginava que o edifício estivesse em tais condições.

Dois casais e uma idosa foram levados para casas de familiares e duas famílias, uma com seis pessoas e outra com três, ambas com crianças, foram alojadas temporariamente numa unidade hoteleira da cidade pelos serviços sociais da Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

Dirigente da Liga dos Combatentes de Abrantes nega envolvimento em esquema que lesou o Estado

O vogal da Liga dos Combatentes de Abrantes acusado de falsificação de…

Câmara de Salvaterra de Magos resolve imbróglio com quase 20 anos

Com a aprovação do Plano Director Municipal (PDM) de Salvaterra de Magos…

Detido por furto de peça automóvel em Santarém

Um homem de 51 anos foi detido, no passado dia 23 de…

GNR autuou empresa de Rio Maior por descarga de águas residuais em eucaliptal

Uma empresa de inertes, situada na zona industrial de Rio Maior (Santarém),…