Falar da Golegã é falar de cavalos e da grande Feira Nacional a eles dedicada, com origens que remontam ao século XVI. Anualmente, pela altura do São Martinho, acontece a Feira Nacional do Cavalo, reunindo milhares de entusiastas equestres e muitos criadores para apreciar os melhores exemplares de cavalos de Portugal.

A Golegã volta a acolher criadores de cavalos, provas desportivas e actividades destinadas aos profissionais, amadores ou simples curiosos do mundo equestre. A XLIV Feira Nacional do Cavalo e a XXI Feira Internacional do Cavalo Lusitano decorrem entre 1 e 11 de Novembro, integradas na Feira de S. Martinho.

É a feira em que o país tradicional, rural e marialva se passeia ao longo do renovado picadeiro do largo do Arneiro e dos principais arruamentos da típica vila ribatejana, e que ao longo de dez dias continuar a provar que ainda não viu a sua tradição esmorecer.

A prova disso mesmo são as centenas de milhares de visitantes que por gosto, curiosidade ou tradição anualmente continuam a procurar a Golegã nesta altura do Outono. Prova-se a água-pé e a jeropiga e comem-se as castanhas assadas. E é também a altura em que se negoceiam por razoáveis milhares de euros alguns cavalos, sobretudo os mais apreciados da galardoada raça lusitana, enquanto os curiosos e muitos interessados observam o desfile de muitos outros exemplares numa atmosfera que a Golegã torna única.

Razões pelas quais o presidente da autarquia, José Veiga Maltez, reclama para a Golegã o estatuto de “Destino de Interesse Turístico Internacional”.
“Trata-se de um evento de projecção internacional que dinamiza a indústria turística nacional, por concorrer como uma das suas plataformas promocionais mais importantes, merecendo ser declarada como Destino de Interesse Turístico Internacional, à semelhança de algumas suas congéneres europeias”, refere o autarca.

“Na verdade, a Feira da Golegã, a de São Martinho, que nasceu em 1571, tornando-se, também, em 1972, Feira Nacional do Cavalo, e em 1999, Feira Internacional do Cavalo Lusitano, é um marco singular do calendário festivo português”, acrescenta ainda Veiga Maltez.

“Na nossa Feira desfila uma maneira de ser e de estar, sobretudo pelo Cavalo Lusitano, com o qual, ao longo dos últimos séculos, desenvolvemos uma equitação superior, aliada à sua selecção criteriosa, nas últimas três décadas, que elevou as suas qualidades morfo-funcionais, tornando-o mais atractivo e procurado pelo mundo equestre, de todos os Continentes, sendo a Golegã, por alturas da Feira, o seu mais digno entreposto comercial”, diz ainda.

Ao longo destes dias, haverá lugar para as mais diversificadas iniciativas tendo como elo comum a cultura equina. Concursos de atrelagem, apresentação de cavalos puro-sangue, apresentação de cavalos montados, concursos de saltos de obstáculos e de cavalos de sela, além de um contínuo desfile de amazonas, cavaleiros e atrelagens no largo do Arneiro e jogos de horseball integram um programa cheio de actividades dedicadas ao cavalo.

Destaques do Programa de 1 a 7 de Novembro

1 DE NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA
HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES – 08h00 – Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos.
EQUUSPOLIS – 18h00 – Abertura da Exposição de Pintura “A Saudade da Emoção Lusitana”, de Sabine Marciniak.
CLUBE DO CRIADOR (PICADEIRO LUSITANUS) ARNEIRO DA FEIRA – 19h00 – Abertura da Exposição Pintura e Escultura de Beatrice Bulteau; 19h00 – Abertura da Exposição de Aguarelas e Cerâmica, de Ana Dias e Francisco Dias.

2 DE NOVEMBRO, SÁBADO
CASA-RELVAS – 18h00 – Abertura da Exposição de Fotografia “Feira da Golegã”, de Marco Fernandes.

3 DE NOVEMBRO, DOMINGO
ARNEIRO DA FEIRA – 11h00 – Concurso de Atrelagem Nacional (CAN 2) — Prova de Cones; Entrega de Prémios do CAN 2; 15h30> Taça de Portugal de Equitação de Trabalho — Prova de Velocidade; Entrega de Prémios Taça de Portugal Equitação de Trabalho.

4 DE NOVEMBRO, SEGUNDA FEIRA
CAMPO DE TÉNIS GOLEGÃ – XXII Open Golegã FNG – 14h00 – Final Femininos; 16h00 – Final Masculinos

5 DE NOVEMBRO, TERÇA FEIRA
PICADEIRO LUSITANUS – 21h00 – Campeonato Nacional Inter Escolar — Prova de Volteio Artístico

6 DE NOVEMBRO, QUARTA FEIRA
QUINTA DA LABRUJA – 14h30 Campeonato Nacional Inter Escolar — Prova de Corta Mato por Equipas

7 DE NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA
DIA DOS CRIADORES
ARNEIRO DA FEIRA – LX Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XXI Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano – 10h30- Poldros de 3 anos, apresentados à mão; 14h30 – Cavalos de 4 anos, apresentados montados; 16h30 – Cavalos de 5 anos ou mais, apresentados montados; Entrega de prémios no final de cada Classe;
19h00 – Desfile de Cavaleiros Tauromáquicos – Homenagem a Joaquim Bastinhas;
21h30 – Recordar Dr. Filipe Figueiredo (Graciosa);
22h00 – Espectáculo Equestre do Centro Equestre da Lezíria Grande, com a presença da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Leia também...

Falta de combustível pode parar autocarros da região

Os autocarros da região de Santarém podem estar em risco de parar…

500 crianças reúnem-se em congresso científico em Alcanede

500 congressistas “de palmo e meio” vão participar, na próxima terça-feira, 8…

App ‘StayAway Covid’ disponível a partir de hoje em iOS e Android

A app ‘StayAway Covid’ que pretende identificar potenciais exposições a pessoas infectadas com Covid-19…

Atropelamento provoca um ferido grave em Alpiarça

Uma pessoa ficou com ferimentos graves na sequência de um atropelamento na…