A Agroglobal, certame que se realiza no Mouchão do Esfola Vacas, na freguesia de Valada, concelho do Cartaxo, foi esta sexta-feira, 11 de Setembro, palco da apresentação da Agenda para a Inovação na Agricultura, uma a visão estratégica para a agricultura, alimentação e território.

O primeiro-ministro, António Costa, que abriu a sessão começou por destacar importância do sector e a resistência dos agricultores durante a pandemia, que nunca baixaram os braços e continuaram a alimentar os portugueses.

António Costa deixou ainda um elogio à organização da Agroglobal, afirmando que é um dos eventos que mais o tem agradado.

Joaquim Pedro Torres, responsável pela Agroglobal, realça que as dificuldades ainda não foram ultrapassadas e o País tem de olhar para o futuro da agricultura.

O Governo quer aumentar em 60 por cento o investimento em investigação e desenvolvimento no agro-alimentar e ter 80 por cento dos novos agricultores em territórios de baixa densidade e mais de metade da área agrícola em regime de produção sustentável.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, apresentou as metas do plano da Agenda para a Inovação na Agricultura, que foi aprovado recentemente em Conselho de Ministros.

Segundo a governante a agenda, começou a ser preparada em Outubro e passou pela auscultação de “mais de mil cidadãos” de todo o país, contém “cinco intenções estratégicas com cinco metas”, tendo sido criados quatro pilares, identificando os seus destinatários, e traçadas “15 iniciativas emblemáticas e 71 linhas de acção”, que vão materializar as metas e os objectivos.

O plano inclui uma rede de inovação estruturada por 24 pólos, “unidades que criam valor para a produção nacional”, numa “rede de incubação de base rural”, em todo o território, ligada a “outros centros de saber”.

Santarém terá um pólo dedicado à mitigação e agricultura circular, a funcionar na Estação Zootécnica Nacional – Fonte Boa, em Vale de Santarém.

Leia também...

Lar de idosos evacuado em Abrantes após 15 testes positivos

Um lar de idosos foi hoje evacuado na freguesia de Carvalhal, concelho de Abrantes, após a confirmação de um total de 15 casos de…

Governo declara estado de alerta em todo o país

O ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde vão declarar hoje “o estado de alerta em todo o país, colocando os meios…

Avipronto na Azambuja reabre com 10% dos trabalhadores

A empresa de produtos alimentares Avipronto, em Azambuja, encerrada há uma semana devido a casos de covid-19, retomou esta segunda-feira, 11 de Maio, a…

Município vai criar Carta Gastronómica do Concelho de Santarém

A Câmara de Santarém e a Confraria da Gastronomia do Ribatejo vão assinar na quinta-feira, 24 de Outubro, na abertura do Festival Nacional de…