VÍDEO | Localização do mural de Bernardo Santareno causa polémica

O III Encontro Internacional de Artistas Plásticos – Pictorin tem este ano uma edição dedicada ao escritor Bernardo Santareno, no âmbito do centenário do nascimento do dramaturgo escalabitano.

Na quarta-feira, 2 de Setembro, estava prevista a pintura de um mural com o rosto do escritor, numa parede junto à rotunda Madre Andaluz mas que veio a não acontecer tendo sido deslocalizada para o Complexo Andaluz.

A pintura está a ser executada pelo pintor João Domingos e representa a obra “Nos Mares do Fim do Mundo”, de Bernardo Santareno.

PUBLICIDADE

Ana da Silva, da comissão organizadora do Pictorin, critica o Município por não ter autorizado a pintura do mural e pela resposta tardia à proposta que foi enviado para a Câmara de Santarém.

Inês Barroso, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santarém, confirma a não autorização daquele mural naquela parede mas garante que a mesma está disponível para futuras obras.

O último dia do Pictorin, realiza-se este sábado com o concurso Prémio Mário Rodrigues, no Jardim das Portas do Sol. Pelas 16h00, será inaugurada a exposição “Amigos do Mário”, na Sociedade Recreativa Operária, em homenagem a um dos fundadores do Pictorin, o artista plástico Mário Rodrigues.

A exposição final do Pictorin será inaugurada às 18h00, no Círculo Cultural Scalabitano, onde ficará até 19 de Setembro, sendo mostradas, em vídeo projecção, as obras realizadas à distância e um vídeo que retratará as várias fases do evento, criado a partir das transmissões online e das filmagens enviadas pelos participantes dos seus processos criativos.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS