Miguel Castanho, natural e residente em Santarém, investigador principal no Instituto de Medicina Molecular e professor na Faculdade de Medicina de Lisboa, foi distinguido com o Prémio Científico da Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2018 na área das Ciências Biomédicas. 

O prémio que distingue o investigador escalabitano premeia o trabalho de investigação do laboratório chefiado por Miguel Castanho nos últimos 10 anos.

Para Miguel Castanho este prémio “constitui um reconhecimento da importância do nosso trabalho em ciências biomédicas, sobretudo no domínio das doenças infecciosas e terapias dirigidas ao sistema nervoso central. Estamos orgulhos e honrados com a

A Universidade de Lisboa (ULisboa), com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, atribui anualmente os “Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos”, que visam premiar a actividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

O último trabalho de investigação levado a cabo por Miguel Castanho é um projecto de investigação na área de combate a “vírus de grande perigo”. O objectivo da investigação é “desenvolver e seleccionar fármacos que sejam eficazes e capazes de transpor as barreiras placentária e hematoencefálicas, alcançando o cérebro dos infectados (e seus fetos no caso de grávidas) para que o Zika, Dengue, Chikungunya e outros vírus, como sarampo e VIH, possam ser “perseguidos” além destas barreiras.

A Cerimónia de Entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2018 decorre no dia 8 de Abril, no Auditório do Caleidoscópio da universidade lisboeta.

Leia também...

Mais de 15.000 testes realizados no distrito de Santarém

Mais de 15.000 testes à covid-19 foram realizados, até ao momento, no distrito de Santarém, sobretudo a funcionários de lares e de creches e…

Técnicas de engenharia natural na reabilitação da ribeira de Perofilho

A Câmara de Santarém promove no sábado a primeira ação deste ano do projeto RTT – Reabilitar Troço a Troço na ribeira de Perofilho,…

Sargento do Regimento de Paraquedistas de Tancos condenado por tráfico de armas

O Tribunal Judicial de Guimarães condenou a cinco anos de prisão, com pena suspensa, um sargento-chefe do Exército por um crime de tráfico de…

IP Santarém produz viseiras de protecção, apoia com profissionais de saúde e disponibiliza residências

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) promoveu várias iniciativas de apoio aos profissionais e às unidades de saúde da região. O IPS está a…