O Comando Territorial da GNR de Santarém promoveu este domingo, 5 de Abril, diversas operações STOP de sensibilização na região que visaram alertar os condutores para o dever de recolhimento. A “Operação Recolhimento Total” decorreu a nível nacional entre as 15h00 e as 18h00.
Os militares mandaram parar os veículos que circulavam na estrada para conhecer a razão da deslocação e lembrar as medidas anunciadas pelo Governo de combate à covid-19 e do dever especial de protecção a que cada um deve submeter-se.
Numa operação que decorreu na cidade de Almeirim, o Capitão Lopes, do Comando Territorial de Santarém, explicou que a operação realizada hoje serviu já para sensibilizar aos automobilistas para as restrições impostas para a semana da Páscoa.
O principal motivo para as deslocações efectuadas, no decorrer das operações, prende-se com a compra de bens essenciais para o domicílio.
Numa outra operação pela GNR realizada em Pernes, concelho de Santarém, o Tenente Raposo refere que os militares estiveram atentos às deslocações rodoviárias, com especial atenção às pessoas que estão infectadas com o novo coronavírus ou em isolamento profilático.
Durante este domingo, a GNR sensibilizou mais de 320 condutores em sete pontos de operação que decorreram em Almeirim, Alpiarça, Alcanede, Cruz do Campo, Pernes, Rio Maior e Vila Chã de Ourique.
Numa operação no concelho de Santarém um condutor foi detido por condução sem carta e sob o efeito de álcool.
Entre os dias 9 e 13 de Abril, as acções da GNR e PSP serão intensificadas, para impedir ao máximo as deslocações dos portugueses na Páscoa. Nesta altura, a população está proibida de se deslocar para fora do concelho de residência.