A Câmara Municipal de Almeirim assinalou, este sábado, a conclusão da obra do Crematório Municipal, com uma cerimónia simbólica que contou com a presença de Duarte Cordeiro, secretário de estado dos Assuntos Parlamentares, autarcas e representantes religiosos.

O Crematório Municipal de Almeirim, é a primeira estrutura do género no distrito de Santarém e vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 1 de Junho. A infra-estrutura representou um investimento de cerca de 500 mil euros para a autarquia, que acelerou o processo por não haver na região este tipo de resposta e por, face à actual pandemia, ser a mais recomendada para óbitos provocados pelo novo coronavírus.

Para o autarca de Almeirim, a inexistência de capacidade de cremação na região, leva familiares e amigos a fazer muitos quilómetros ou a esperar, por vezes, mais dias do que a lei impõe.

A infra-estrutura será gerida directamente pela Junta de Freguesia de Almeirim, que irá pagando ao município o investimento realizado a partir dos lucros obtidos.

Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador para a resposta à pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, realçou a importância do equipamento e elogiou a resposta que os autarcas da região dão às populações.

O crematório de Almeirim é o primeiro a entrar em funcionamento dos três que estão a avançar na região, sendo o único que optou por entregar a exploração à Junta de Freguesia de Almeirim. Os outros dois crematórios estão a ser construídos em Santarém e no Entroncamento, ambos resultantes de investimentos privados.

Leia também...

MOBI.SÉNIOR volta a circular a partir de 15 de Junho

O serviço MOBI.SÉNIOR – Transporte Coletivo Sénior do concelho de Santarém volta…
Foto ilustrativa

Distrito de Santarém em alerta especial amarelo

Doze distritos de Portugal continental estão este sábado, 31 de Agosto, em…

Escola Agrária de Santarém de luto por morte de docente vítima de acidente de viação

A Escola Agrária de Santarém está de luto pela morte do professor…

Generalidade do país passa a situação de alerta em 1 de Julho

A generalidade do país vai passar em 1 de Julho para a…