A Câmara Municipal de Almeirim assinalou, este sábado, a conclusão da obra do Crematório Municipal, com uma cerimónia simbólica que contou com a presença de Duarte Cordeiro, secretário de estado dos Assuntos Parlamentares, autarcas e representantes religiosos.

O Crematório Municipal de Almeirim, é a primeira estrutura do género no distrito de Santarém e vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 1 de Junho. A infra-estrutura representou um investimento de cerca de 500 mil euros para a autarquia, que acelerou o processo por não haver na região este tipo de resposta e por, face à actual pandemia, ser a mais recomendada para óbitos provocados pelo novo coronavírus.

Para o autarca de Almeirim, a inexistência de capacidade de cremação na região, leva familiares e amigos a fazer muitos quilómetros ou a esperar, por vezes, mais dias do que a lei impõe.

A infra-estrutura será gerida directamente pela Junta de Freguesia de Almeirim, que irá pagando ao município o investimento realizado a partir dos lucros obtidos.

Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador para a resposta à pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, realçou a importância do equipamento e elogiou a resposta que os autarcas da região dão às populações.

O crematório de Almeirim é o primeiro a entrar em funcionamento dos três que estão a avançar na região, sendo o único que optou por entregar a exploração à Junta de Freguesia de Almeirim. Os outros dois crematórios estão a ser construídos em Santarém e no Entroncamento, ambos resultantes de investimentos privados.

Leia também...

Comboio internacional parado várias horas no Entroncamento devido a passageira com sintomas de coronavírus

Um comboio internacional esteve parado entre as 23h30 de domingo e as 2h00 de segunda-feira, na estação do Entroncamento, após uma passageira ter alegado…

Incêndio em habitação provoca três desalojados

Um incêndio destruiu este domingo de manhã, 29 de Setembro, uma habitação em Rosmaninhal, no concelho de Mação, e provocou três desalojados. Segundo fonte…

Rio diz que “falta vontade política” para concluir investimento em acessibilidades na Chamusca

O líder do PSD, Rui Rio, disse hoje na Chamusca que “falta vontade política” para construir as acessibilidades prometidas ao Eco Parque do Relvão,…

Atleta de Almeirim pedalou 10 mil quilómetros até ao Nepal e reuniu 11 mil euros para causas socais

Pedro Bento atravessou 14 países em 71 dias e recolheu donativos para apoiar várias instituições. O atleta Pedro Bento percorreu, de bicicleta, perto de…