A Câmara Municipal de Almeirim assinalou, este sábado, a conclusão da obra do Crematório Municipal, com uma cerimónia simbólica que contou com a presença de Duarte Cordeiro, secretário de estado dos Assuntos Parlamentares, autarcas e representantes religiosos.

O Crematório Municipal de Almeirim, é a primeira estrutura do género no distrito de Santarém e vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 1 de Junho. A infra-estrutura representou um investimento de cerca de 500 mil euros para a autarquia, que acelerou o processo por não haver na região este tipo de resposta e por, face à actual pandemia, ser a mais recomendada para óbitos provocados pelo novo coronavírus.

Para o autarca de Almeirim, a inexistência de capacidade de cremação na região, leva familiares e amigos a fazer muitos quilómetros ou a esperar, por vezes, mais dias do que a lei impõe.

A infra-estrutura será gerida directamente pela Junta de Freguesia de Almeirim, que irá pagando ao município o investimento realizado a partir dos lucros obtidos.

Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador para a resposta à pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, realçou a importância do equipamento e elogiou a resposta que os autarcas da região dão às populações.

O crematório de Almeirim é o primeiro a entrar em funcionamento dos três que estão a avançar na região, sendo o único que optou por entregar a exploração à Junta de Freguesia de Almeirim. Os outros dois crematórios estão a ser construídos em Santarém e no Entroncamento, ambos resultantes de investimentos privados.

Leia também...

Banco Alimentar Contra a Fome em campanha no próximo fim-de-semana

Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam no fim-de-semana mais uma Campanha de Recolha de Alimentos com o objectivo de levar comida a quem…

Condições criam “entropia” no Tribunal da Concorrência por onde passam coimas de milhões

As condições logísticas do Tribunal da Concorrência, estrutura autónoma, de âmbito nacional, a funcionar na Comarca de Santarém, estão a gerar “entropia”, sobretudo devido…

Vida e obra de Leal da Câmara em conferência por António Valdemar

A vida, a obra e a projecção de mestre Leal da Câmara (1876- 1948), um dos maiores panfletários da caricatura, em Portugal, em Espanha…

Municípios de Abrantes e de Constância congratulam-se com inclusão do IC9 no PNI

Os presidentes da Câmaras Municipais de Abrantes e de Constância congratularam-se com a inclusão do IC9 e da nova ponte sobre o Tejo no…