Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água segue limpo, sem cheiro e sem poluição.

O tempo de confinamento parece ter dado uma nova vida ao leito de um rio que tem sofrido, ao longo do tempo, com as descargas poluentes de algumas industrias a montante.

Os dois amigos subiram desde a ponte romana na ribeira de Pernes até à base da Cascata do Mouchão.

“Água límpida, sem poluição! Tudo isto possível devido à paragem forçada das indústrias e explorações agropecuárias poluentes! Em mês e meio a natureza regenerou-se! O que seria se cumprissem a lei e não fizessem descargas no rio??”, assinalam os dois amigos numa nota enviada ao Correio do Ribatejo.

“Alviela despoluído! Eu já vi!!”, salientam.

Leia também...

Águas de Santarém investe em sistema de telegestão

A empresa municipal Águas de Santarém abriu um concurso público para Implementação de Sistema de Telegestão no Sistema de Abastecimento de Água no Concelho…

Movimento proTEJO questiona PGR sobre queixa-crime de 2017 por poluição no rio

O movimento proTEJO questionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre os desenvolvimentos de uma queixa-crime apresentada há três anos por poluição no Tejo, tendo…

Águas do Ribatejo submete projectos a consulta pública

A Águas do Ribatejo, E.I.M., S.A., submete à consulta pública, até dia 20 de maio de 2019, o Projecto de Regulamento do Serviço de…

Centenas de pessoas protestam em Torres Novas contra poluição na Ribeira da Boa Água

Cerca de 300 pessoas, incluindo autarcas e ambientalistas, protestaram hoje junto à ribeira da Boa Água, em Torres Novas, Santarém, contra a poluição daquele…