Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água segue limpo, sem cheiro e sem poluição.

O tempo de confinamento parece ter dado uma nova vida ao leito de um rio que tem sofrido, ao longo do tempo, com as descargas poluentes de algumas industrias a montante.

Os dois amigos subiram desde a ponte romana na ribeira de Pernes até à base da Cascata do Mouchão.

“Água límpida, sem poluição! Tudo isto possível devido à paragem forçada das indústrias e explorações agropecuárias poluentes! Em mês e meio a natureza regenerou-se! O que seria se cumprissem a lei e não fizessem descargas no rio??”, assinalam os dois amigos numa nota enviada ao Correio do Ribatejo.

“Alviela despoluído! Eu já vi!!”, salientam.

Leia também...

Câmara de Santarém realiza 1ª Acção de Conservação do Reabilitar Troço a Troço de Alcanhões

A Câmara de Santarém convida todos os/as interessados/as em participar na 1ª Acção de Conservação do RTT – Reabilitar Troço a Troço de Alcanhões,…

Jovens portugueses e estrangeiros vigiam a floresta em Arrouquelas

Sete jovens estrangeiros participam este verão no programa de vigilância da floresta promovido pela H2O Associação de Jovens de Arroquelas, freguesia do concelho de…

Limpeza obriga a corte de água em Coruche e Salvaterra de Magos

A Águas do Ribatejo (AR) vai proceder a cortes no abastecimento de água devido a trabalhos de Limpeza e Higienização em Reservatórios de água.…

Vila de Rei promoveu visita de educação ambiental à ETAR do Souto

Sensibilizar para importância de pequenas ações diárias, como não desperdiçar e evitar a poluição de rios e ribeiras, foi o motivo que levou o…