Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água segue limpo, sem cheiro e sem poluição.

O tempo de confinamento parece ter dado uma nova vida ao leito de um rio que tem sofrido, ao longo do tempo, com as descargas poluentes de algumas industrias a montante.

Os dois amigos subiram desde a ponte romana na ribeira de Pernes até à base da Cascata do Mouchão.

“Água límpida, sem poluição! Tudo isto possível devido à paragem forçada das indústrias e explorações agropecuárias poluentes! Em mês e meio a natureza regenerou-se! O que seria se cumprissem a lei e não fizessem descargas no rio??”, assinalam os dois amigos numa nota enviada ao Correio do Ribatejo.

“Alviela despoluído! Eu já vi!!”, salientam.

Leia também...

Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira avança no projecto “Vamos Cuidar do Planeta”

Os alunos e docentes do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira promoveram, no passado dia 11 de Maio, a atividade “EcoDay” no âmbito do…

Carta aberta do movimento ProTejo aos Ministros da Saúde e do Ambiente sobre a mortandade de peixe no Tejo

O movimento PtoTejo enviou uma carta aberta aos Ministros da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, sobre a mortandade…

Câmara de Santarém vai plantar mais de um centena de árvores no planalto

A Câmara Municipal de Santarém vai plantar mais de uma centena de árvores no planalto da cidade, naquela que é a primeira fase do…

Nova iluminação LED traz mais segurança ao Jardim de S. Bento

A Câmara Municipal de Santarém renovou a iluminação pública no Jardim de São Bento, num investimento de 4900 euros. Segundo um comunicado do município,…