Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água segue limpo, sem cheiro e sem poluição.

O tempo de confinamento parece ter dado uma nova vida ao leito de um rio que tem sofrido, ao longo do tempo, com as descargas poluentes de algumas industrias a montante.

Os dois amigos subiram desde a ponte romana na ribeira de Pernes até à base da Cascata do Mouchão.

“Água límpida, sem poluição! Tudo isto possível devido à paragem forçada das indústrias e explorações agropecuárias poluentes! Em mês e meio a natureza regenerou-se! O que seria se cumprissem a lei e não fizessem descargas no rio??”, assinalam os dois amigos numa nota enviada ao Correio do Ribatejo.

“Alviela despoluído! Eu já vi!!”, salientam.

Leia também...

Governo abre concurso para guardas-florestais da GNR

O Governo abriu hoje o concurso para a contratação de 200 guardas-florestais da Guarda Nacional Republicana, segundo um despacho publicado em Diário da República…

‘Projeto Megapredator’ sensibiliza para combate a espécie invasora no Baixo Tejo

Projeto foi apresentado na Escola Superior Agrária de Santarém e pretende identificar os problemas e oferecer soluções para mitigar a presença do siluro, espécie…

Centenas de pessoas protestam em Torres Novas contra poluição na Ribeira da Boa Água

Cerca de 300 pessoas, incluindo autarcas e ambientalistas, protestaram hoje junto à ribeira da Boa Água, em Torres Novas, Santarém, contra a poluição daquele…

Partido Ecologista Os Verdes alerta para degradação ecológica do Tejo

Uma comitiva do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) colocou uma bandeira negra na margem direita do Tejo, junto à Ribeira de Santarém, sinalizando a…