Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água segue limpo, sem cheiro e sem poluição.

O tempo de confinamento parece ter dado uma nova vida ao leito de um rio que tem sofrido, ao longo do tempo, com as descargas poluentes de algumas industrias a montante.

Os dois amigos subiram desde a ponte romana na ribeira de Pernes até à base da Cascata do Mouchão.

“Água límpida, sem poluição! Tudo isto possível devido à paragem forçada das indústrias e explorações agropecuárias poluentes! Em mês e meio a natureza regenerou-se! O que seria se cumprissem a lei e não fizessem descargas no rio??”, assinalam os dois amigos numa nota enviada ao Correio do Ribatejo.

“Alviela despoluído! Eu já vi!!”, salientam.

Leia também...

Movimento cívico em Alcanena quer intervenção da Comissão Europeia para travar poluição

O movimento SOS Alcanena está a recolher assinaturas e a elaborar um histórico sobre os problemas de poluição no concelho para pedir à Comissão…

Sessão de sensibilização sobre a vespa asiática em Salvaterra de Magos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos promove no dia 7 de Outubro, uma sessão de sensibilização sobre a Vespa Velutina, também conhecida como…

Nova estação elevatória para resolver problemas de descargas no Tejo em Alfange

A empresa municipal Águas de Santarém vai construir uma nova estação elevatória para resolver os problemas decorrentes de um ponto de descarga de esgoto…

Movimento proTejo vai centrar atuação na sensibilização para despoluição dos afluentes do rio

O movimento proTejo vai centrar a sua actuação este ano “na mobilização e sensibilização” dos cidadãos da bacia do Tejo para a despoluição dos…