Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água segue limpo, sem cheiro e sem poluição.

O tempo de confinamento parece ter dado uma nova vida ao leito de um rio que tem sofrido, ao longo do tempo, com as descargas poluentes de algumas industrias a montante.

Os dois amigos subiram desde a ponte romana na ribeira de Pernes até à base da Cascata do Mouchão.

“Água límpida, sem poluição! Tudo isto possível devido à paragem forçada das indústrias e explorações agropecuárias poluentes! Em mês e meio a natureza regenerou-se! O que seria se cumprissem a lei e não fizessem descargas no rio??”, assinalam os dois amigos numa nota enviada ao Correio do Ribatejo.

“Alviela despoluído! Eu já vi!!”, salientam.

Leia também...

Abertas inscrições para novos Sumidouros de C02 do projecto municipal Raízes da Sustentabilidade

O projecto municipal da Câmara Municipal de Santarém, Raízes da Sustentabilidade, assume um papel preponderante nesta política, lançando-se a sua quarta edição para as…

Ministro do Ambiente recusa que exista falta de água no rio Tejo

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, recusou que o rio Tejo esteja a atravessar um período de falta…

Ecolezíria incentiva escolas e alunos a reciclar

A Ecolezíria (Empresa Intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos) está a promover a 2.ª edição do Concurso de…

PS questiona Governo sobre poluição na ribeira da Asseca

Os deputados socialistas eleitos por Santarém perguntaram  ao Ministério do Ambiente se “tem conhecimento do estado em que se encontra a Ribeira de Asseca”…