Nascido em Santarém, em 1980, Rodrigo Castelo desenvolveu desde cedo o gosto pela cozinha, influenciado pelo seu pai. Depois de ter terminado uma etapa profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o rumo da sua carreira, concretizando um sonho antigo e, em Outubro de 2013, inaugurou o restaurante Taberna Ó Balcão, em Santarém e logo começou a dar nas vistas na região.

Santarém fica a menos de uma hora de Lisboa, mas Rodrigo Castelo rapidamente encurtou ainda mais a distância do centro mediático e fez-se notar. Não pelos petiscos saborosos mais comuns, que também faz, mas por se ter dedicado a recuperar receitas, tradições e produtos locais pouco conhecidos fora da sua região e sem receio de deixar, aqui e ali, uma marca própria.

Aliás, o respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de estar na vida e na cozinha – mesmo quando se limitava a fazer petiscadas para os amigos.

Por instinto e aguçada curiosidade, tem vindo a desenvolver um consistente repertório gastronómico de inspiração tradicional e regional que lhe permite afirmar-se como uma referência nacional na cozinha.

O jornalista e crítico Fernando Melo escreveu recentemente na Evasões (DN/JN) que ele é “o mais intranquilo dos chefes da nova vaga e representa o que vai salvar a cozinha portuguesa autêntica”.

Autenticidade, alma e paixão são os ingredientes que não faltam na mesa de Rodrigo, que tem levado o seu Ribatejo aos mais conceituados eventos gastronómicos do país: Congresso dos Cozinheiros, Peixe em Lisboa e Sangue na Guelra.

Entre as distinções que ganhou até ao momento destacam-se o prémio “Garfo de Prata na edição 2018 e 2019”, do Guia Boa Cama Boa Mesa, “Mesa Diária” 2017, atribuído pela “Mesa Marcada”, 1º lugar na categoria “Restaurantes” no concurso “Revolta do Bacalhau” (2016), o prémio “Melhor Cozinha de Autor” e Medalha de Ouro no 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (2016), Medalha de Ouro no 9º Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto (2015) e o prémio “Revelação” no 5º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo – Tejo Gourmet (2015).

Leia também...

Mulher de 31 anos detida por burla qualificada

Uma mulher, de 31 anos de idade, foi detida no dia 10…

Natal traz alívio de restrições até sábado

Foto: Marcos Evangelista Portugal continental tem até sábado algum alívio nas restrições…

Alcanena aprova orçamento de 23 Milhões

Os Documentos Previsionais e o Mapa de Pessoal da Câmara Municipal de…

Comarca de Santarém considera “falsa questão” edifício autónomo para Tribunal da Concorrência

O Juiz Presidente da Comarca de Santarém considera que a existência de…