A memória de Salgueiro Maia foi hoje evocada no Jardim dos Cravos, junto à estátua do “Capitão de Abril”, no dia em que se assinalou a data da sua morte, a 3 de Abril de 1992.

A cerimónia, que contou com a presença de amigos, familiares e companheiros de armas do Capitão sem Medo, marcou o arranque oficial em Santarém das comemorações dos 45 anos da revolução dos cravos

No local por onde passaram Salgueiro Maia e as suas tropas rumo a Lisboa, coube à vice-presidente da Câmara de Santarém enaltecer o papel do Capitão de Abril na “construção de um espaço de liberdade”

No final da cerimónia oficial, Andrade da Silva, membro da Associação Salgueiro Maia, quebrou o protocolo para evocar o companheiro “de muitas lutas”

O programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém decorre até ao final deste mês, com um conjunto vasto de iniciativas, desde concertos, lançamento de livros e a reconstituição, na noite do dia 24, da saída da coluna militar que o “capitão de Abril” comandou até Lisboa.

Ouça aqui a intervenção de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

Santarém chega aos 100 casos de covid-19. Distrito contabiliza 421 infectados

O concelho de Santarém atingiu esta segunda-feira, 27 de Abril, a centena de casos confirmados de infecção pela covid-19. Nos últimos três dias só…

Sobe para 30 o número de infectados no Lar do Gualdim em Santarém

Subiu para 30 o número de infectados pela Covid-19 no Lar do Gualdim, do Centro Interparoquial de Santarém, segundo a última actualização do Serviço…

Idoso suspeito de violência doméstica detido e sujeito a pulseira electrónica

Um homem de 72 anos de idade foi detido pela GNR, no dia 28 de Novembro, pela prática do crime de violência doméstica e…

Homem detido por cultivo de canábis

Um homem, de 52 anos, foi detido pelo cultivo de estupefacientes pela GNR, em Ferreira do Zêzere. A detenção ocorreu na quarta-feira, 1 de Julho,…