O Núcleo Património de Emoções (NUPAE) vai inaugurar amanhã, dia 15 de Março, na sua sede, na antiga escola primária da Vila da Marmeleira, uma exposição dedicada ao centenário de Mário Soares.
Esta exposição dedicada a esta incontornável personagem da nossa história contemporânea tem inauguração agendada para as 15h00.
“Mário Soares desempenhou um papel fundamental na instauração, defesa e consolidação da democracia no nosso país. A sua vida e obra, alicerçadas nos valores da liberdade, da tolerância, da solidariedade e da modernização, permanecem um legado inestimável para Portugal e para o mundo. A preservação da memória de Mário Soares é essencial para a história do nosso país”, destaca a entidade organizadora desta mostra.
O NUPAE realça ainda que “esta exposição pretende não só recordar a sua trajectória política e cívica, mas também afirmar a actualidade das causas que defendeu com inabalável determinação, representando um espaço privilegiado de reflexão e conhecimento, aberto a toda a comunidade”.
A iniciativa integra o programa das comemorações do Centenário de Mário Soares e contará com a presença dos seus filhos, Isabel e João Soares.
A exposição traça um percurso visual pelos grandes acontecimentos da Revolução de 1974-1975, destacando o papel determinante de Mário Soares na transição para um regime democrático, representativo e pluralista.
Os visitantes poderão acompanhar momentos simbólicos, desde o regresso de Mário Soares do exílio até à tomada de posse como primeiro-ministro do I Governo Constitucional, cruzando imagens históricas com o pensamento político e cívico do homenageado.
O evento pretende preservar a memória de Mário Soares e destacar a actualidade das causas que defendeu, como a liberdade, tolerância e solidariedade.