O novo Núcleo Museológico das “Antigas Casas da Câmara de Pernes” foi inaugurado na tarde deste sábado na vila de Pernes.

Preservar a histórica e o património do local foi possível graças ao trabalho conjunto entre a Câmara de santarém e a Junta de Freguesia de Pernes.

A Torre do Relógio é dos monumentos mais emblemáticos da Vila de Pernes, que se ergue na parte mais alta da Freguesia, sendo que “Da sua história pouco consta, sabendo-se apenas que teve a sua origem na época romana. Este edifício começa por albergar nos tempos romanos um posto de vigia e um depósito de rendas e tributos. Durante três séculos, entre os séculos XVI e XIX, funcionou como Paços do Concelho, seguindo-se-lhe de prisão”.

Em Fevereiro, o Município de Santarém deliberou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 6.140,53€ à Junta de Freguesia de Pernes, relativo aos trabalhos de substituição de portas e colocação de corrimões na Torre do Relógio, um equipamento que se constituiu como um espaço museológico.

Marcaram presença na inauguração, o presidente da Junta de Pernes, Raul Violante, João Leite, vice-presidente da Câmara de Santarém, o vereador da Cultura Nuno Domingos, técnicos da autarquia ligados ao projecto e muitos pernenses que se associaram ao momento inaugural deste novo núcleo museológico que agora pode ser visitado na vila de Pernes.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…