Os habitantes de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente terão, a partir de 15 de março, um centro de atendimento juvenil e infantil para urgências pediátricas não urgentes, foi hoje anunciado.

O Centro de Atendimento Juvenil e Infantil (CAJI) vai funcionar no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, sendo que o atendimento será feito por referenciação da triagem da urgência pediátrica, segundo explica, em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETEJO).

O objetivo do CAJI é atender os utentes “não urgentes” em idade pediátrica que recorrem às urgências hospitalares do Hospital de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), que abrange também os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja (também no distrito de Lisboa) e Benavente (distrito de Santarém).

“Em 2024, o Hospital de Vila Franca de Xira registou 49.509 episódios de urgência pediátrica, dos quais 29.974 eram casos não urgentes (verdes, azuis e brancos), correspondendo a 60,5% do total”, indica a ULSETEJO.

Desta forma, o atendimento no CAJI “retirará as crianças e jovens” com casos não urgentes “do ambiente de urgência hospitalar”.

O CAJI funcionará, “em horário progressivamente alargado”, todos os dias da semana, no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira.

Leia também...

Gestão do hospital de Vila Franca de Xira passa a entidade pública empresarial

A gestão do hospital de Vila Franca de Xira vai passar para o modelo de entidade pública empresarial, segundo o comunicado divulgado pelo Conselho…

Hospitais do Médio Tejo investem quatro ME para reduzir em 25% factura energética

O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou um investimento de quatro milhões de euros em eficiência energética nas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e…

Hospital de Santarém instala tenda para sala de espera e implementa acessos distintos

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) instalou, recentemente, uma tenda para funcionar como sala de espera na entrada principal do edifício, permitindo aos utentes…

Utentes da saúde do Médio Tejo apresentam propostas para “marcar agenda política”

Utentes da saúde da região do Médio Tejo apresentaram no dia 19 de Março, um conjunto de propostas para valorizar os serviços públicos de…