Os habitantes de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente terão, a partir de 15 de março, um centro de atendimento juvenil e infantil para urgências pediátricas não urgentes, foi hoje anunciado.

O Centro de Atendimento Juvenil e Infantil (CAJI) vai funcionar no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, sendo que o atendimento será feito por referenciação da triagem da urgência pediátrica, segundo explica, em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETEJO).

O objetivo do CAJI é atender os utentes “não urgentes” em idade pediátrica que recorrem às urgências hospitalares do Hospital de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), que abrange também os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja (também no distrito de Lisboa) e Benavente (distrito de Santarém).

“Em 2024, o Hospital de Vila Franca de Xira registou 49.509 episódios de urgência pediátrica, dos quais 29.974 eram casos não urgentes (verdes, azuis e brancos), correspondendo a 60,5% do total”, indica a ULSETEJO.

Desta forma, o atendimento no CAJI “retirará as crianças e jovens” com casos não urgentes “do ambiente de urgência hospitalar”.

O CAJI funcionará, “em horário progressivamente alargado”, todos os dias da semana, no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira.

Leia também...

ULS Médio Tejo vai avançar com construção de edifício de pedopsiquiatria

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo recebeu hoje “luz verde” para a construção do novo edifício de pedopsiquiatria na envolvente do…

USF Planalto distinguida com certificação de qualidade “Bom”

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Planalto, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, foi distinguida com a certificação de qualidade de…

ULS Médio Tejo assegura apoio semanal em freguesia de Torres Novas sem médico de família

A freguesia de Assentis, Torres Novas, que estava sem médico de família, vai passar a contar com “apoio médico semanal”, depois de uma adaptação…

Jornadas do Serviço de Cardiologia do HDS mais abrangentes

Com uma história de 28 anos, as jornadas organizadas pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), que decorreram no passado sábado…