Os habitantes de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente terão, a partir de 15 de março, um centro de atendimento juvenil e infantil para urgências pediátricas não urgentes, foi hoje anunciado.

O Centro de Atendimento Juvenil e Infantil (CAJI) vai funcionar no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, sendo que o atendimento será feito por referenciação da triagem da urgência pediátrica, segundo explica, em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETEJO).

O objetivo do CAJI é atender os utentes “não urgentes” em idade pediátrica que recorrem às urgências hospitalares do Hospital de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), que abrange também os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja (também no distrito de Lisboa) e Benavente (distrito de Santarém).

“Em 2024, o Hospital de Vila Franca de Xira registou 49.509 episódios de urgência pediátrica, dos quais 29.974 eram casos não urgentes (verdes, azuis e brancos), correspondendo a 60,5% do total”, indica a ULSETEJO.

Desta forma, o atendimento no CAJI “retirará as crianças e jovens” com casos não urgentes “do ambiente de urgência hospitalar”.

O CAJI funcionará, “em horário progressivamente alargado”, todos os dias da semana, no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira.

Leia também...
foto benedita FM

Rio Maior, Óbidos e Caldas da Rainha reclamam novo hospital no norte do Oeste

O município de Rio Maior juntou-se hoje aos de Óbidos e das…
Foto de Arquivo

Presidente da CIM Médio Tejo “muito preocupado” com fecho de urgência pediátrica

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos,…
Foto de arquivo

Gripe com atividade crescente e planos de contingência devem continuar ativados

Portugal regista uma atividade de gripe crescente, adianta o relatório sobre os…

Miguel Castanho defende alívio das restrições só quando baixar mais incidência e número de mortos

O investigador Miguel Castanho considerou hoje que ainda é cedo para aliviar…