Já são conhecidos os vencedores do concurso Sélections Mondiales des Vins du Canada 2025 (SMVC) e os Vinhos do Tejo tiveram um aumento bastante significativo na sua prestação, com 23 vinhos laureados, entre Grande Ouro e Ouro. Face à edição anterior, notar que de um Grande Ouro passaram a três, somando a esta distinção a de figurarem na importante lista TOP 50. Subiram a este “duplo pódio” dois brancos e um tinto, curiosamente todos com a mesma pontuação (93,4): o Detalhe Reserva branco 2023, da Adega do Cartaxo – produtor que na edição de 2024 teve a mesma prestação com o Detalhe Reserva tinto 2023 –; o Lagoalva Arinto & Chardonnay Reserva branco 2024, da Quinta da Lagoalva; e o Casa da Atela Syrah tinto 2021, da Quinta da Atela. Curiosamente, estas duas últimas Quintas estão localizadas em Alpiarça.

A somar à dupla distinção atribuída a estas três referências, destaque para uma seleção de 20 Vinhos do Tejo galardoados com medalha de Ouro. Nesta que é 32.º edição do SMVC, a região revela um aumento significativo face ao ano anterior: 23 galardoados, no total, face aos 18 na edição de 2024; três versus uma medalha de Grande Ouro e 20 versus 13 de Ouro. Este ano só houve Ouro, ao passo que na edição anterior tivemos quatro medalhas de Prata. De referir ainda que a Adega do Cartaxo é, há três anos consecutivos, o produtor dos Vinhos do Tejo mais premiado nesta competição. Este ano “descolou-se” com seis em 23 vinhos medalhados: o Detalhe Reserva branco 2023 com a já referida medalha de Grande Ouro e uma mão cheia de referências com medalha de Ouro: Adega do Cartaxo Tejo Fernão Pires branco 2022; Bridão Clássico tinto 2023; Bridão Superior Touriga Nacional tinto 2019; Bridão Superior Trincadeira tinto 2018 e Bridão Reserva tinto 2020. Seguiu-se a Quinta do Casal Monteiro com três vinhos premiados, todos com Ouro.

“O Canadá é um dos mercados do cluster identificado e definido como estratégico por parte da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), incentivando e apoiando os produtores a marcarem presença em eventos e neste concurso, o que se tem revelado benéfico em termos de penetração e eficácia de vendas dos Vinhos do Tejo”, afirma Luís de Castro, presidente desta instituição. A organização desta competição tem uma parceria com a Société des Alcools du Québec (SAQ), empresa estatal responsável pelo monopólio da importação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas, com a qual partilha a lista do TOP 50, garantindo a entrada direta e gratuita no seu catálogo de produtos.

No que toca aos três grandes premiados, podem facilmente ser adquiridos, tendo boa distribuição nacional em garrafeiras e no canal HoReCa, mas também em lojas on-line, como a da Rota dos Vinhos do Tejo, em www.rotadosvinhosdotejo.pt (à exceção do Casa da Atela) ou junto dos produtores, todos com forte enfoque no enoturismo e lojas físicas abertas ao público.

SÉLECTIONS MONDIALES DES VINS DU CANADA 2025

Lista de Vinhos do Tejo premiados

Medalhas de Grande Ouro + Presença na Lista TOP 50

Casa da Atela Syrah tinto 2021 (Quinta da Atela)
Detalhe Reserva branco 2023 (Adega do Cartaxo)
Lagoalva Arinto & Chardonnay Reserva branco 2024 (Quinta da Lagoalva)
Medalhas de Ouro
Bridão Clássico tinto 2023 (Adega do Cartaxo)
Lagoalva branco 2024 (Quinta da Lagoalva)
Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva Fernão Pires branco 2022 (Quinta do Casal Monteiro)
Quinta do Sampayo branco 2024 (Quinta do Sampayo)
Fiuza Lúdico branco 2024 (Fiuza & Bright)
Quinta do Casal Monteiro Arinto & Fernão Pires branco 2024 (Quinta do Casal Monteiro)
Bridão Superior Touriga Nacional tinto 2019 (Adega do Cartaxo)
Fiuza Canto do Pedro Reserva Sousão tinto 2024 (Fiuza & Bright)
Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva tinto 2020 (Quinta do Casal Monteiro)
Adega do Cartaxo Tejo Fernão Pires branco 2022 (Adega do Cartaxo)
Quinta da Lapa Touriga Nacional tinto 2020 (Quinta da Lapa)
Espírito Lagoalva branco 2024 (Quinta da Lagoalva)
Cardeal Dom Guilherme Reserva tinto 2022 (Condado Portucalense)
Quinta da Alorna Reserva tinto 2021 (Quinta da Alorna)
Quinta do Casal Branco Reserva branco 2023 (Quinta do Casal Branco)
Bridão Superior Trincadeira tinto 2018 (Adega do Cartaxo)
Quinta da Centieira Reserva Cabernet Sauvignon tinto 2021 (Global Eye)
Quinta do Casal Branco Reserva tinto 2022 (Quinta do Casal Branco)
Bridão Reserva tinto 2020 (Adega do Cartaxo)
Varandas Grande Escolha tinto 2021 (Adega de Almeirim)
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Certificação da Sopa da Pedra garante que “não há adulterações” e contribui para a economia local

O presidente da Câmara de Almeirim sublinha a importância da certificação da Sopa da Pedra como Especialidade Tradicional Garantida na União Europeia, por garantir…

Ciclo de debates autárquicos já soma perto de 25 mil visualizações

Os jornais Correio do Ribatejo, O Almeirinense e Rede Regional, em parceria com as rádios RCA Ribatejo (104.0 FM) e Rádio Bonfim (104.9 FM),…

Ministro inaugura Espaço Multiusos de Almeirim no antigo IVV

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 21 de Fevereiro, o Imóvel de Valências Variadas (IVV)…

Entroncamento realizou exercício nacional “A Terra Treme”.

No dia 5 de Novembro, realizou-se nos Jardins de Infância e Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e no Jardim de…