Já são conhecidos os vencedores do concurso Sélections Mondiales des Vins du Canada 2025 (SMVC) e os Vinhos do Tejo tiveram um aumento bastante significativo na sua prestação, com 23 vinhos laureados, entre Grande Ouro e Ouro. Face à edição anterior, notar que de um Grande Ouro passaram a três, somando a esta distinção a de figurarem na importante lista TOP 50. Subiram a este “duplo pódio” dois brancos e um tinto, curiosamente todos com a mesma pontuação (93,4): o Detalhe Reserva branco 2023, da Adega do Cartaxo – produtor que na edição de 2024 teve a mesma prestação com o Detalhe Reserva tinto 2023 –; o Lagoalva Arinto & Chardonnay Reserva branco 2024, da Quinta da Lagoalva; e o Casa da Atela Syrah tinto 2021, da Quinta da Atela. Curiosamente, estas duas últimas Quintas estão localizadas em Alpiarça.
A somar à dupla distinção atribuída a estas três referências, destaque para uma seleção de 20 Vinhos do Tejo galardoados com medalha de Ouro. Nesta que é 32.º edição do SMVC, a região revela um aumento significativo face ao ano anterior: 23 galardoados, no total, face aos 18 na edição de 2024; três versus uma medalha de Grande Ouro e 20 versus 13 de Ouro. Este ano só houve Ouro, ao passo que na edição anterior tivemos quatro medalhas de Prata. De referir ainda que a Adega do Cartaxo é, há três anos consecutivos, o produtor dos Vinhos do Tejo mais premiado nesta competição. Este ano “descolou-se” com seis em 23 vinhos medalhados: o Detalhe Reserva branco 2023 com a já referida medalha de Grande Ouro e uma mão cheia de referências com medalha de Ouro: Adega do Cartaxo Tejo Fernão Pires branco 2022; Bridão Clássico tinto 2023; Bridão Superior Touriga Nacional tinto 2019; Bridão Superior Trincadeira tinto 2018 e Bridão Reserva tinto 2020. Seguiu-se a Quinta do Casal Monteiro com três vinhos premiados, todos com Ouro.
“O Canadá é um dos mercados do cluster identificado e definido como estratégico por parte da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), incentivando e apoiando os produtores a marcarem presença em eventos e neste concurso, o que se tem revelado benéfico em termos de penetração e eficácia de vendas dos Vinhos do Tejo”, afirma Luís de Castro, presidente desta instituição. A organização desta competição tem uma parceria com a Société des Alcools du Québec (SAQ), empresa estatal responsável pelo monopólio da importação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas, com a qual partilha a lista do TOP 50, garantindo a entrada direta e gratuita no seu catálogo de produtos.
No que toca aos três grandes premiados, podem facilmente ser adquiridos, tendo boa distribuição nacional em garrafeiras e no canal HoReCa, mas também em lojas on-line, como a da Rota dos Vinhos do Tejo, em www.rotadosvinhosdotejo.pt (à exceção do Casa da Atela) ou junto dos produtores, todos com forte enfoque no enoturismo e lojas físicas abertas ao público.
SÉLECTIONS MONDIALES DES VINS DU CANADA 2025
Lista de Vinhos do Tejo premiados
Medalhas de Grande Ouro + Presença na Lista TOP 50