A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) tem uma estratégia muito específica no que toca à promoção internacional. Tem vindo a estudar e a apostar em alguns mercados, criando parcerias e equipas específicas nos países que considera importantes para a entrada e valorização dos Vinhos do Tejo. O Canadá integrou esta pool há dois anos, com ações cada vez mais intensificadas este ano. Isto com o intuito de compensar algumas perdas no que toca à exportação para os EUA, agora com rígidas leis de proteção, promovidas pelo Governo de Donald Trump. É, assim, uma medida de apoio e valorização dos agentes económicos do Tejo. 

Numa parceria entre a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e a comitiva organizadora do Sélections Mondiales des Vins, o maior concurso realizado na América do Norte e que anualmente acontece em Montreal, no Canadá, estiveram recentemente na região uma dezena de representantes de agências importadoras daquele país, sommeliers, consultores e compradores independentes do SAQ Canadá. Ao longo de quatro dias, vieram conhecer o território e visitar 14 produtores de Vinhos do Tejo, distribuídos pelos terroirs do Bairro, Campo e Charneca: Adega de Almeirim, Adega do Cartaxo, Agro-Batoréu, Casa Cadaval, Companhia das Lezírias, Falua, Quinta da Alorna, Quinta da Atela, Quinta da Lagoalva, Quinta da Lapa, Quinta do Casal Branco, Quinta do Sampayo, Quinta Vale do Arno e Santos & Seixo. A jornada iniciou-se com uma masterclass intitulada de “Iconic Wines of Tejo”, liderada pelo Master of Wine e consultor dos Vinhos do Tejo Dirceu Vianna Junior. Um momento agregador, que permitiu introduzir a especificidade dos diferentes terroirs, assim como dar a conhecer vinhos icónicos do Tejo. 

Dias depois, de 26 a 28 de maio, foi a vez dos Vinhos do Tejo se deslocarem ao Canadá para três momentos destinados a profissionais. Promovidas pela ViniPortugal, realizaram-se duas mostras de vinhos, em conjunto com outros produtores nacionais, uma em Montreal e outra em Toronto. Apenas com Vinhos do Tejo, a CVR Tejo promoveu uma masterclass focada em vinhos brancos feitos com Fernão Pires, a casta branca mais plantada e representativa da região, seguida de almoço. Os dois momentos foram orientados pela reputada WSET wine educator e sommelier Michelle Bouffard e pelo enólogo David Ferreira, ambos consultores dos Vinhos do Tejo e muito conhecedores da região e seus néctares. De referir que, ainda este ano, os Vinhos do Tejo voltam ao Canadá, para duas masterclasses com o MW Dirceu Vianna Junior.

Leia também...

Nersant aceita candidaturas para melhor ideia de negócio da Lezíria

Empresas com menos de três anos podem candidatar-se, até ao próximo dia 27, ao programa “Vitamina”, promovido pela Associação Empresarial da Região de Santarém…

Da Marinha Real britânica ao centro histórico de Santarém

Roy Lewis nasceu na Escócia. Aos 19 anos pilotava helicópteros para a Marinha Real Britânica. Daí passou para a aviação civil, voou para a…

2º Concurso de Ideias de Negócio do projecto AgriEmpreende 

Começaram no dia 3 de Setembro as candidaturas para o 2º Concurso de Ideias de Negócio do projecto AgriEmpreende, que potencia a geração de…

Profissionais de saúde e forças de segurança isentos de portagens na A23

A Globalvia, empresa concessionária da autoestrada A23, está a isentar de pagamento de portagens os profissionais cuja actividade esteja directamente relacionada com o combate…