A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) tem uma estratégia muito específica no que toca à promoção internacional. Tem vindo a estudar e a apostar em alguns mercados, criando parcerias e equipas específicas nos países que considera importantes para a entrada e valorização dos Vinhos do Tejo. O Canadá integrou esta pool há dois anos, com ações cada vez mais intensificadas este ano. Isto com o intuito de compensar algumas perdas no que toca à exportação para os EUA, agora com rígidas leis de proteção, promovidas pelo Governo de Donald Trump. É, assim, uma medida de apoio e valorização dos agentes económicos do Tejo. 

Numa parceria entre a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e a comitiva organizadora do Sélections Mondiales des Vins, o maior concurso realizado na América do Norte e que anualmente acontece em Montreal, no Canadá, estiveram recentemente na região uma dezena de representantes de agências importadoras daquele país, sommeliers, consultores e compradores independentes do SAQ Canadá. Ao longo de quatro dias, vieram conhecer o território e visitar 14 produtores de Vinhos do Tejo, distribuídos pelos terroirs do Bairro, Campo e Charneca: Adega de Almeirim, Adega do Cartaxo, Agro-Batoréu, Casa Cadaval, Companhia das Lezírias, Falua, Quinta da Alorna, Quinta da Atela, Quinta da Lagoalva, Quinta da Lapa, Quinta do Casal Branco, Quinta do Sampayo, Quinta Vale do Arno e Santos & Seixo. A jornada iniciou-se com uma masterclass intitulada de “Iconic Wines of Tejo”, liderada pelo Master of Wine e consultor dos Vinhos do Tejo Dirceu Vianna Junior. Um momento agregador, que permitiu introduzir a especificidade dos diferentes terroirs, assim como dar a conhecer vinhos icónicos do Tejo. 

Dias depois, de 26 a 28 de maio, foi a vez dos Vinhos do Tejo se deslocarem ao Canadá para três momentos destinados a profissionais. Promovidas pela ViniPortugal, realizaram-se duas mostras de vinhos, em conjunto com outros produtores nacionais, uma em Montreal e outra em Toronto. Apenas com Vinhos do Tejo, a CVR Tejo promoveu uma masterclass focada em vinhos brancos feitos com Fernão Pires, a casta branca mais plantada e representativa da região, seguida de almoço. Os dois momentos foram orientados pela reputada WSET wine educator e sommelier Michelle Bouffard e pelo enólogo David Ferreira, ambos consultores dos Vinhos do Tejo e muito conhecedores da região e seus néctares. De referir que, ainda este ano, os Vinhos do Tejo voltam ao Canadá, para duas masterclasses com o MW Dirceu Vianna Junior.

Leia também...

Expositores FERSANT podem apresentar produtos e serviços em quatro certames diferentes

A FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, realiza-se de 09 a 13 de Junho, no CNEMA, em Santarém, paralelamente à Feira Nacional…

Nova vida para o ‘velho’ Mercado de Santarém

Comerciantes despediram-se na passada semana do mercado diário que vai ser intervencionado. O projecto visa aliar o restauro do edifício, classificado como Monumento de…

Adega de Almeirim reabre após período de quarentena

A Adega Cooperativa de Almeirim reabriu esta quarta-feira, 1 de Abril, depois de um período de quarentena, devido a ter sido detectado um caso…

Vinhos do Tejo reforçam aposta na formação dos restaurantes com Concurso e Academia

Certos da sua qualidade e do seu potencial, os Vinhos do Tejo estão apostados em reforçar a presença em restaurantes, lojas da especialidade e…