Certos da sua qualidade e do seu potencial, os Vinhos do Tejo estão apostados em reforçar a presença em restaurantes, lojas da especialidade e garrafeiras, podendo ser apresentados com mais detalhe a quem os consome.

É com o objectivo de dotar os profissionais que o fazem com as ferramentas ideais, que passam pela formação sobre a região, seus vinhos e harmonizações, que a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) promove as iniciativas ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ e ‘Tejo Academia’.

Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo
O ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ é uma iniciativa conjunta da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, que chega agora à 10.ª edição e que tem como objectivo promover os Vinhos do Tejo certificados e aumentar a sua oferta nas cartas vínicas, ao mesmo tempo que premeia e divulga os restaurantes, através das harmonizações entre os seus pratos e os néctares desta região vitivinícola.

Criado em 2010, começou por ser um concurso de âmbito regional, passando, em 2012, a contemplar os restaurantes de lés-a-lés de Portugal, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira. Esta mudança contribuiu para o seu crescimento, quer em qualidade, quer em quantidade no que diz respeito ao número de restaurantes participantes. O ‘Tejo Gourmet’ está assim aberto à participação de todos os restaurantes nacionais.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Novembro. Regulamento, ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site e e-mail da Confraria: www.confrariadotejo.pt, confraria.enofila.tejo@gmail.com. Para participar, cada restaurante tem de criar um menu vínico, composto por entrada, prato principal, sobremesa e respectiva harmonização, feita, em exclusivo com Vinhos do Tejo certificados – têm que ter selo de garantia de qualidade DO doTejo ou IG Tejo. O menu deve ser submetido até dia 10 de Dezembro, e estar à disposição dos clientes entre os dias 01 de Fevereiro e 15 de Março de 2022, período em que os restaurantes concorrentes vão ser visitados pelo júri do Concurso, composto por quatro elementos.

O Tejo Gourmet premeia ‘O Melhor Restaurante’ em absoluto, do Concurso, assim como as categorias: ‘Melhor Entrada’; ‘Melhor Prato Principal’; ‘Melhor Sobremesa’; ‘Melhor Carta de Vinhos’; ‘Melhor Promoção’; ‘Restaurante Revelação’; ‘Melhor Casa de Petiscos’; ‘Melhor Cozinha Tradicional’; ‘Melhor Cozinha de Autor’; e ‘Melhor Cozinha Internacional’. São ainda entregues diplomas de prata e de ouro. O anúncio e entrega dos prémios acontecem por ocasião da ‘Gala Vinhos do Tejo’.

Tejo Academia
Promovido pela CVR Tejo e pela Confraria, a iniciativa ‘Tejo Academia’ nasceu em 2020 para potenciar a presença dos vinhos da região na restauração local. Pretende-se que os participantes do ‘Tejo Academia’ adquiram ainda mais conhecimentos sobre a região dos Vinhos do Tejo; conheçam melhor os vinhos que ali se produzem; falem sobre serviço de vinhos – como elaborar uma boa carta de vinhos, como apresentá-los ao cliente e como servir –; e explorem a vertente enogastronómica, com dicas de confecção, empratamento e harmonizações possíveis. Estes, entre outros temas, são “leccionados” por dois técnicos especializados: o sommelier Rodolfo Tristão, nos vinhos, e o chefe Pedro Sommer, na gastronomia. No final de cada sessão, há sempre uma prova de Vinhos do Tejo.

Em regime bienal, o Tejo Academia inclui duas provas, uma teórica e uma prática, aferindo quais os restaurantes que mais apre(e)nderam e puseram em prática as ferramentas de que foram dotadas, sendo-lhes atribuída a distinção de ‘Melhor’ em diversas categorias e eleito o grande vencedor da iniciativa. Os resultados da primeira edição foram divulgados no passado dia 16 de Outubro, durante a Gala Tejo e o restaurante Oh!Vargas sagrou-se o grande vencedor.

Em virtude do bom acolhimento, o Tejo Academia passou do nome de um evento para ser a marca umbrella das várias acções de formação promovidas pela CVR Tejo. Assim, este mês estão a decorrer duas sessões de formação, uma em Almeirim, no dia 15, e outra em Santarém, no dia 22 de Novembro. Direccionadas a sommeliers e compradores de restaurantes e garrafeiras de Lisboa, estão também a ser promovidos workshops temáticos: depois de um dedicado a vinhos para sobremesas, segue-se, ainda este ano, um com vinhos de Fernão Pires do Tejo. Para o próximo ano estão já delineados mais quatro Castelão do Tejo; os Três Terroirs do Tejo; vinhos da Tejo Wine Route 118 e Vinhos do Tejo em blind taste.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…