A tenista Vitalia Diatchenko conquistou a 6.ª edição do Santarém Ladies Open, ao derrotar na final a jovem sul-africana Isabella Kruger, por 6-3 e 6-2.
Diatchenko, primeira cabeça-de-série e 119.ª do ranking WTA, comprovou no court o seu estatuto e credenciais, com uma exibição bem conseguida mas algo irregular na fase inicial do encontro. A sua adversária, que, tal como aqui, já em Maio deste ano tinha atingido a final de um torneio dotado com 25 mil dólares (depois de ter “furado” o qualifying, em Tossa de Mar, Espanha), voltou a acusar alguma inexperiência nestes momentos decisivos, mas, com o potencial que apresentou, vai certamente alterar este estado rapidamente. Com um começo auspicioso, a sul-africana esteve a liderar por 3-1, mas viu a sua oponente melhorar a sua performance e dar a volta ao marcador, empatando o duelo a 3 jogos para não mais perder a liderança até encerrar o set por 6-3 ao cabo de 36 minutos.
Para a segunda partida, Kruger voltou determinada a lutar por outro resultado, mas foi Diatchenko a conseguir ser bem-sucedida uma vez mais. A tenista de leste esteve em desvantagem por 2-1, mas rapidamente se encontrou fechando o encontro por 6-2. Com o triunfo alcançado Diatchenko alcança o 24.ª título da sua carreira e tem bem claras as suas metas: “Estou contente por ter ganho o torneio aqui em Santarém, onde fui muito bem recebida. Tenho como objetivo regressar ao topo do ténis, depois de uma ausência por lesões e é isso que vou tentar”, afirmou no final Vitalia Diatchenko.
Dotado com 25 mil dólares em prémios monetários, a campeã vai levar para casa 2620€ enquanto a finalista consegue 1452€.
Na cerimónia de entrega de prémios marcaram presença o Presidente do Clube Ténis de Santarém, Élio Cunha, o Vice-Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ténis, Nuno Ferreira e o ex-presidente do clube, José Cunha.