Em comemoração da recente nomeação reitoral do Professor Doutor Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão para Professor Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa, e por ocasião do seu recente Aniversário, um grupo de amigos vai promover, em sua homenagem, um almoço-convívio, no próximo sábado, dia 06 de Janeiro de 2024, Dia de Reis, o qual terá início às 12h30, no Santarém-Hotel.
Vítor Serrão é hoje, dia 04 de Janeiro, agraciado pelo Ministério da Cultura com a Medalha de Mérito Cultural, distinguindo uma vida dedicada ao ensino, à investigação, à História e à salvaguarda do nosso vasto Património.
O Historiador está de regresso a Santarém, à sua ‘Ítaca’, ancoradouro scalabitano, porto de abrigo de mais de 20 mil volumes, sobretudo sobre História de Arte em Portugal, na Europa e no Mundo.
Na última entrevista que deu a este Jornal, o professor disse acreditar que o património é a grande batalha dos tempos em que vivemos, “que são terríveis, pela loucura, pela desmemória, pelo egoísmo, pela tirania.”
“Quando vemos o descalabro da vivência democrática, que nós defendemos, quando vemos as utopias a desvanecerem… tudo isto não deixa de ser inquietante”, reflectiu.