Em comemoração da recente nomeação reitoral do Professor Doutor Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão para Professor Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa, e por ocasião do seu recente Aniversário, um grupo de amigos vai promover, em sua homenagem, um almoço-convívio, no próximo sábado, dia 06 de Janeiro de 2024, Dia de Reis, o qual terá início às 12h30, no Santarém-Hotel.

Vítor Serrão é hoje, dia 04 de Janeiro, agraciado pelo Ministério da Cultura com a Medalha de Mérito Cultural, distinguindo uma vida dedicada ao ensino, à investigação, à História e à salvaguarda do nosso vasto Património.

O Historiador está de regresso a Santarém, à sua ‘Ítaca’, ancoradouro scalabitano, porto de abrigo de mais de 20 mil volumes, sobretudo sobre História de Arte em Portugal, na Europa e no Mundo.

Na última entrevista que deu a este Jornal, o professor disse acreditar que o património é a grande batalha dos tempos em que vivemos, “que são terríveis, pela loucura, pela desmemória, pelo egoísmo, pela tirania.”

“Quando vemos o descalabro da vivência democrática, que nós defendemos, quando vemos as utopias a desvanecerem… tudo isto não deixa de ser inquietante”, reflectiu.

Leia também...

Mais de 30 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu,…
Foto de Ilustrativa

Distrito de Santarém prevê investir mais de 137ME em habitação para 1.800 agregados carenciados

Dezoito municípios do distrito de Santarém têm acordos celebrados no âmbito do…

Pedro Gonçalves recupera de AVC

Pedro Gonçalves, antigo bandarilheiro escalabitano e valoroso forcado da Azambuja, foi acometido…

Prazo para limpar terrenos termina hoje e proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter…