O Vitória Clube de Santarém apresentou as equipas de juvenis, juniores e seniores masculinos, para a época desportiva 2025/2026. A apresentação decorreu no passado domingo, dia 21 de Setembro, nas bancadas da Nave Municipal de Santarém que voltaram “a exibir uma belíssima moldura humana”, realça o emblema escalabitano em comunicado.
O evento marcou o regresso da equipa sénior masculina ao Campeonato Nacional da III Divisão. “Com um extenso plantel, que contempla 19 atletas que cumpriram a sua formação integral ou parcial nas camadas jovens vitorianas”, o emblema, orientado pelo treinador Pedro Mesquita, venceu o GDR Domingão por 4-1. Os jogadores Pedro Mesquita, um dos reforços para a presente época e com várias internacionalizações por Portugal, Mário Brasileiro, Carlos Bernardino e Miguel Garcia apontaram os golos dos “azuis e brancos”.
No próximo fim de semana, surgem os primeiros compromissos oficiais, com a disputa do Troféu Luís Boavida, organizado pela Associação de Futebol de Santarém no Pavilhão Municipal do Caneiro, em Fátima. Para a meia-final da prova, no sábado, às 16h00, os vitorianos têm encontro marcado com o Mação.
Desfile de craques começou à tarde
Antes da partida da equipa sénior masculina, os adeptos do clube ficaram a conhecer “os planteis que defenderão as cores do clube na nova época em mais duas categorias etárias”, refere a nota de imprensa.
A equipa de juvenis masculinos foi a primeira a estrear-se na Nave Municipal, diante da ADR Barreiros (AF Leiria), com um triunfo por 6-2. O conjunto azul e branco, agora orientado pelo técnico Daniel Pereira, apresentou um total de 21 atletas, “que assume a ambição de recuperar o título de campeão do escalão e atacar as provas nacionais”, defende.
Seguiram-se os juniores masculinos, orientados por César Tavares que, apesar do desaires por 0-4 diante da ADR Mendiga, “não arrefece as expectativas em torno de um conjunto de enorme qualidade, ainda numa etapa precoce do seu processo de preparação”, assegura.
Estreia caseira na II Nacional
O fim de semana trouxe ainda “mais um momento histórico para o Vitória Clube de Santarém”, com a estreia em casa da equipa de seniores femininos no Campeonato Nacional da II Divisão, num encontro referente à 2.ª jornada da competição.
A equipa, orientada por Leonor Meneses, saiu derrotada diante do Juventude Ouriense, “apesar da boa réplica evidenciada”, evidencia.
Patoska, à imagem do que havia sucedido na 1.ª ronda, fez o gosto ao pé, naquele que foi, ainda antes do intervalo, o tento da igualdade.
Segue-se, no sábado, uma viagem até ao Algarve, onde o Vitória Clube de Santarém encontrará a União Parchalense, em Portimão.